TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA OBRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS ATIVIDADES

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO SOER

Técnico de Edificações

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA OBRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS ATIVIDADES

Planejamento e Organização de Obra Civil I

Poços de Caldas

2017

A eficiência em uma obra de construção civil está ligada a uma soma de competências, de vários profissionais que irão se envolver ao longo do processo, em todas as etapas.

Cada profissional desempenha sua função, para garantir a entrega de um trabalho habilidoso, realizado com responsabilidade. Dentre os profissionais qualificados estão o arquiteto, engenheiro civil, supervisor de obras e empreiteiro.

O arquiteto dá início ao projeto, organiza e aprova as plantas na prefeitura. Ele realiza os primeiros estudos, gera uma planta detalhada, especifica os acabamentos e discrimina os métodos mais adequados para a construção. O arquiteto contribuí também no combate ao desperdício de materiais, no melhor layout e aproveitamento do espaço e na qualidade final da obra, incluindo decoração. Ele encontra soluções para atender as necessidades do cliente.

O engenheiro civil irá colocar em prática o projeto que foi entregue pelo arquiteto, é responsável por fazer o projeto estrutural e pela execução da obra. Supervisiona e lidera equipes, fornecendo as informações e orientações necessárias para um bom funcionamento da obra. A construção deve conter também engenheiros responsáveis pela instalação hidro sanitária, elétrica, mecânica dentre outros. Deverá estar presente desde a fundação até a conclusão da construção. Ele orientará o supervisor de obra a respeito da orientação técnica.

O supervisor ou mestre de obra conhece todas as etapas da obra e confere o andamento de cada etapa. É o responsável pela distribuição e coordenação as equipes, supervisão e fiscalização da obra. Ele irá participar da obra desde sua fundação até a conclusão e será o mediador entre o engenheiro e os operários. Deve ficar atento ao estoque de materiais, ferramentas e equipamentos que serão utilizados e controlar a qualidade, quantidade de serviços, desperdícios e coordenar as atividades.

As atividades e responsabilidades do empreiteiro são de cumprir as determinações contratuais, fazer as correções necessárias caso a obra apresente defeitos, responsabilizar pelos materiais, responder pelos operários e entregar a obra concluída. O empreiteiro deve possuir as licenças, alvarás e documentos que atestem sua regularização com os órgãos municipais e estaduais para a realização dos serviços.

Com o empenho de todos os profissionais na obra será garantida a eficiência da construção. É essencial que todos os envolvidos na obra tenham a preparação e capacitação necessária.

Referências

POVO, Gazeta do. Soma de competências dos profissionais de construção: Bons profissionais em todas as etapas da obra, cada um cumprindo seu papel, é o segredo para passar pela construção sem traumas. 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com