TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos Elétricos

Trabalho Escolar: Equipamentos Elétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  238 Visualizações

Contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência.

É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contatos associados. Os que estão abertos, fecha-os, os que estão fechados, abre-os.

Existem dois tipos de contatores: os de potência e os auxiliares.

Relé é um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

Os três principais tipos de relé são: relé de sobrecarga, relé temporizado e o relé comum.

Relé de sobrecarga é um dispositivo de proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de proteção visa evitar o sobre aquecimento dos enrolamentos do motor quando ocorre uma circulação de Corrente elétrica acima da tolerada nos seus enrolamentos. Este aquecimento é prejudicial ao motor, uma vez que acarreta a redução da vida útil do mesmo, por desgastar o isolamento dos enrolamentos modificando sua rigidez dielétrica.

Sua função é atuar desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com