TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatório

Monografias: Estagio Curricular Obrigatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  5.046 Palavras (21 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 21

1. UNIDADE DIDÁTICA

AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O desenvolvimento do conhecimento do aluno fica mais fácil quando, se estuda a teoria e depois desenvolve a prática. As aulas de Ciências e Biologia que são desenvolvidas em ambientes naturais ampliam a metodologia que influência crianças e jovens, aonde as atividades de educação ambiental promovem varias mudanças em relação à natureza.

Um dos assuntos mais prioritários na sociedade moderna são os problemas ambientais, isso mostra que as atividades educativas irão melhorar o relacionamento do homem com a natureza, colocando nas aulas de campo um melhor desenvolvimento nas aulas de Ciências elevando a aprendizagem do conhecimento cientifico, relacionados com a ecologia. Quando o aluno se depara com uma aula expositiva, ele terá mais elementos para observação do que teria em uma aula tradicional, esse aspecto pode confundir o conhecimento dos alunos, fazendo com que os objetivos da aula sejam bem claros e o professor aprofunde melhor seus conhecimentos para atender os objetivos da aula.

O ambiente das aulas de campo deve ser bem aprimorado, aonde o aluno se sinta com segurança e tenha conforto, com fácil acesso para crianças portadoras de deficiência, o orientador ou mesmo o professor deve transmitir confiança para o aluno se sentir a vontade e com prazer nos quatro sentidos, visão, audição, tato e olfato, possuindo sentimentos de paz e tranquilidade, descobrindo coisas novas. Buscando uma melhor aprendizagem os alunos se sentem bem, pois o meio natural possui um ar limpo e puro, onde o barulho se torna agradável e a presença de árvores e pássaros cantando não lhe incomoda.

Sobre as percepções dos órgãos sensoriais em relação com o meio externo serem responsáveis pelo disparo das emoções do cérebro, o conforto que os mesmos sentem na aula de campo torna agradável, pois estão aprendendo novos assuntos. De fato as experiências são lançadas para uma classe, mas nem todos conseguem construir o conhecimento de forma cognitiva, muitas vezes por falta de atenção, por distração ou por não gostar do meio natural propriamente dito, nesse caso cabe ao professor auxiliar o aluno a construir novos valores a fim de entender a si mesmo e mudar sua visão sobre a natureza. Alguns alunos da região urbana não se sentem bem em meio a natureza, pois não estão acostumados a conviver com certos animais, por esse fato se sentem aflitos quando se deparam com quaisquer, pensam que a natureza é aquele lugar onde habitam seres imaginários, como bruxas, lobos maus, ou seja, a natureza que traz perigo a sua integridade física.

Para muitos alunos a sala de aula se torna um lugar fechado, restrito onde qualquer barulho incomoda o calor insuportável, e os conteúdos sem atração, fazendo com que o aluno não se dedique, pois uma aula por mais explicita que seja pode se tornar desagradável, e pra outros estar na sala de aula é ter um bom conforto, pois é um ambiente limpo, possui materiais suficientes para desenvolver suas atividades, seguro de qualquer perigo, e os conteúdos apresentados pelo professor sempre é uma novidade, fazendo querer sempre mais interagir com os colegas, conquistando seus objetivos.

No entanto, não relevando as justificativas dos alunos em relação aos ambientes escolares, o professor se torna o responsável pelos fatores que levam a compreensão de que sua insegurança é psicológica e que ao conviver com o ambiente irá adquirir confiança naquilo que sente e faz. Conseguindo aprimorar seus saberes elevando seu alto estima, e assim contribuindo para o seu conhecimento cientifico.

2. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA (ANEXO 1)

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola: Colégio Estadual Doutor João Ferreira Neves

Endereço: Rua: João Ferreira Neves, n:77

Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual (X) Municipal ( ) Particular ( )

Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite(X)

Séries ofertadas: Ensino Fundamental e Ensino Médio

Número de alunos1.022

2.2 ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (quantas) 18

Secretaria (X)

Pátio interno (X)

Pátio externo (X)

Quadra coberta (X) Quadra aberta ( )

Refeitório (X)

Cozinha (X)

Sanitário feminino (X)

Sanitário masculino (X)

Sanitários para professores (X)

Biblioteca (X)

Sala de vídeo e TV ( X)

Sala de leitura (X)

Laboratório DE informática(X)

Materiais:

Mobiliário: 450 carteiras e 450 cadeiras

Quadro negro (X)

Bebedouros (X)

Mimeógrafo (X)

Copiadora (xerox) (X)

Televisão (X) quantas 15

Vídeo (X) quantos 15

DVD (X) quantos 15

Aparelho de som (X) quantos 5

Computador com acesso para os alunos (X) quantos 12

Acesso à internet: (X) sim ( ) não

Acervo bibliográfico adequado a disciplina de Ciências (X) sim ( ) não

Outros – especificar (romances, de pesquisa, didáticos outros) Revistas,artigos

Videoteca adequada a disciplina de Ciências ( ) sim ( X) não

Outros vídeos ou DVDs – vídeos da TV escola, aulas prontas, experimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com