TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Balanço

Dissertações: Estrutura De Balanço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 1

01. O que significa planejar?

Consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados. Os objetivos fixados poderão ser atingidos somente com um sistema de planejamento adequadamente estruturado.

02. Defina controle.

Orçamento geral retrata a estratégia da empresa e evidencia, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, subdivididos em quadros auxiliares, onde estão refletidas quantitativamente as ações e políticas da empresa, relativas a determinados períodos. Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos e ,considerando o fato de os recursos terem valor econômico, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

03. Qual a relação entre planejamento estratégico e orçamento empresarial

A elaboração do orçamento tem por base o planejamento estratégico da empresa, e seu acompanhamento sistemático resulta no controle.

Planejar significa fixar os objetivos e programar as atividades necessárias para alcançar as metas estabelecidas pela entidade. Controlar representa confrontar os resultados obtidos com as estimativas elaboradas, de modo a verificar os desvios e a indicar as ações corretivas necessárias.

O elo entre o planejamento ou um plano de ação qualquer e a sua execução ocorre a partir do orçamento. Este se coloca como uma forma de visualizar econômica e financeiramente o plano traçado para o futuro da empresa.

04. Explicite as atitudes que determinam o comportamento dos profissionais.

Entre as atitudes que determinam o comportamento dos profissionais estão a tradicionalista, a pragmática e a estratégica.

Pela atitude tradicionalista os dirigentes das organizações vivem seu cotidiano replicando no presente o que deu certo no passado, ou evitando aquilo que deu errado, pois acreditam que as experiências adquiridas servem para delinear o presente e o futuro.

A atitude pragmática revela que os dirigentes estão atentos apenas ao que acontece no presente e são reativos com relação aos impactos futuros, reais ou prováveis, positivos ou negativos, que poderão ocorrer. No entanto, dar ênfase ao presente pode ser prejudicial à organização, pois é do futuro que surgirão as grandes oportunidades a aproveitar e ameaças a enfrentar.

A atitude estratégica consiste em desenvolver a capacidade de olhar criticamente o presente, a partir do futuro, contando com equipes multifuncionais de diversos níveis.

Unidade 2

01. O que você entende por sistema de informação gerencial?

A elaboração do orçamento é tarefa de toda a organização e cada área será responsável por alcançar determinadas metas, as quais deverão estar harmonizadas com as metas da empresa como um todo.

O processo orçamentário permite acompanhar o desempenho de uma empresa se eventuais desvios do plano estratégico forem analisados, controlados e, quando necessário, substituídos ou reformulados, ou seja, a implantação de um orçamento não tem utilidade alguma quando seus resultados não são controlados e comparados com aquilo que se pretendia obter.

02. Qual a finalidade do orçamento empresarial?

A utilização do orçamento empresarial como ferramenta para a gestão de um negócio é imprescindível quando se deseja antever oportunidade e ameaças inerentes aos processos produtivos e administrativos da entidade. No entanto, não basta apenas projetar o futuro. Faz-se necessário o controle dos resultados obtidos, ou seja, os dados reais devem ser comparados com aquilo que se esperava obter, de maneira que eventuais erros sejam corrigidos e os acertos sejam mantidos e replicados. Portanto, dizemos que o processo orçamentário é flexível.

03. Qual a finalidade do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico está relacionado com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los, que afetam a empresa como um todo, enquanto o planejamento tático relaciona-se com objetivos de curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.

04. Quais são os três tipos de planejamento estratégico? Dê as características

de cada um deles.

Para Hoji (2010, p. 406), o planejamento pode ser classificado em três tipos: estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico é de longo prazo e de responsabilidade dos níveis mais altos da administração, que procuram se antecipar a fatores exógenos e internos à empresa, geralmente, relacionados com as linhas de produtos ou mercados. As decisões estratégicas tomadas são consideradas de difícil reversibilidade, além de complexas, devido ao número de recursos envolvidos e de risco expressivo. Exemplos: compra de

uma fábrica e lançamento de novas linhas de produtos.

O planejamento tático tem a finalidade de aperfeiçoar parte do que foi planejado estratégicamente e em período mais curto que o planejamento estratégico. Por exemplo: enquanto o planejamento para o lançamentode uma linha de produtos envolve as áreas de produção, recursos humanos, finanças, marketing, etc., a empresa faz uma planejamento específico para melhorar o resultado da área de marketing, com a divulgação da nova linha de produto por meio da mídia.

O planejamento operacional tem a finalidade de maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de período determinado, geralmente de curtos e médios prazos com decisões mais descentralizadas, mais repetitivas e de maior reversibilidade.

05-Quais são as principais vantagens do sistema orçamentário?

Com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, e por meio da sistematização do processo de planejamento e controle, introduz-se o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões

importantes.

• Com base nos resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto.

• Aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivo.

• Os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais são responsáveis, o que os obriga a tomar decisões mais consistentes.

• Facilita a delegação de poderes.

• Identifica pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho das unidades.

• Tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los às atividades prioritárias.

• Os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.

06. Cite as principais limitações do sistema orçamentário.

Os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação.

• O plano de resultados, por si só, não garante o resultado projetado. Deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias.

• O custo de implantação e manutenção do sistema não permite sua utilização plena por todas as empresas.

• Os atrasos na emissão de dados realizados prejudicam significativamente a implantação de ajustes em tempo hábil.

• As dificuldades de implantação de ajustes geram desconfianças em relação a resultados projetados.

• Quando existe alta volatilidade das variáveis econômicas e financeiras os resultados projetados sofrem fortes distorções

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »