TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudiante

Resenha: Estudiante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2013  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de subprodutos industriais, tais como cinza volante, escória de alto forno e microssílica, na produção de argamassas e concretos, modifica consideravelmente as suas propriedades físicas e mecânicas. Tais modificações resultam em aumento de resistência e redução da porosidade e permeabilidade do material endurecido. As alterações químicas da matriz cimentícea pelo consumo da portlandita, a partir de sua combinação com a sílica amorfa proveniente das adições, constitui o principal mecanismo responsável pela melhoria do desempenho. Porém, quanto maior volume de adição desses resíduos industriais ao clínquer ou cimento Portland, mais lenta a taxa de desenvolvimento de resistência, inviabilizando o consumo em grande escala.

Este trabalho apresenta algumas propriedades físicas e mecânicas de um novo polímero inorgânico à base de aluminossilicatos que pode ser empregado como aglomerante para concretos e argamassas de alto desempenho, substituindo total ou parcialmente o cimento Portland. Suas vantagens incluem polimerização rápida, elevadas resistências mecânicas, química e térmica, boas plasticidade e trabalhabilidade, entre outras.

Análises de MEV/EDS, DSC/TGA, difração de Raios-X e RMN no estado sólido realizadas em pastas e ensaios de resistência à compressão em argamassa Normal (NBR 7215) foram realizados. Os resultados revelaram que o produto obtido é formado por uma única fase aluminossilicato de sódio, potássio e cálcio, amorfa e com cadeias poliméricas com ligações cruzadas, e cuja unidade funcional (-Si-O-Al-O-Si-O-Si-) é composta por tetraedros de Si(2Al), com os átomos de alumínio apresentando número de coordenação IV.

Resistências à compressão superiores a 45 MPa são obtidas em poucas horas, superando todos os tipos de cimento Portland, inclusive os de alta resistência inicial (ARI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com