TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Astronomimia

Trabalho Universitário: Exercicios Astronomimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

Lista de Exercícios – Esfera Celeste

Introdução à Astrofísica

1

Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Alunos: Anderson Miguel Zeghaib

1- Explique os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico

O Modelo Geocêntrico, colocava a Terra no centro do Universo. As observações realizadas no dia-a-dia pareciam apoiar este modelo: a Terra parecia imóvel e todos os astros observáveis (planetas e estrelas) pareciam girar à sua volta. Este modelo, foi aceito até ao séc. XV.

O Modelo Heliocêntrico, coloca o Sol no centro do Universo, com os planetas a orbitarem à sua volta. Confirmada depois de muitos começarem por Nicolau Copérnico mais de mil anos depois, e posteriormente também defendida por Galileu Galilei.

2- Dê as definições de: zênite, nadir, esfera celeste, eixo de rotação da esfera celeste, polos da esfera

Zênite: de um observador é o ponto mais alto, projetado sobre a esfera celeste, que está diretamente acima da cabeça do observador.

Nadir: é o ponto oposto ao Zênite.

Esfera Celeste: A esfera celeste é uma esfera imaginária onde estão projetados todos os componentes celestes vistos por um observador localizado na superfície da Terra. De modo óbvio, o centro da esfera celeste é o próprio centro da Terra.

Eixo de rotação: é o eixo que coincide com os eixos terrestres. Portanto é o eixo no qual a esfera gira de leste para oeste.

Equador Celeste: círculo máximo em que o prolongamento do equador da Terra intercepta a esfera celeste.

Polo Celeste Norte: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério norte.

Polo Celeste Sul: ponto em que o prolongamento do eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste, no hemisfério sul.

Eclíptica: é o caminho aparente do Sol sobre a esfera celeste

3- Descreva o sistema de coordenadas horizontal, dizendo o que representa cada uma das coordenadas.

Esse sistema utiliza como plano fundamental o Horizonte celeste. As coordenadas horizontais são azimute e altura.

Azimute (A): é o ângulo medido sobre o horizonte, no sentido horário (NLSO), com origem no Norte e fim no círculo vertical do astro.

0°= < A = < 360°

Altura (h): o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no horizonte e fim no astro. A altura varia entre -90◦ e +90◦. O complemento da altura se chama distância zenital (z). Assim, a distância zenital e o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no zênite e _m no astro. A distância zenital varia entre 0◦ e 180◦. (h + z = 90◦)

-90° = < h = < +90°

-0° = < z = < 180°

4- Descreva o sistema de coordenadas equatorial, dizendo o que reapresenta cada uma das coordenadas.

As coordenadas são duas Declinações (δ) e ascensão.

A declinação (δ) indica o afastamento angular de um astro em relação ao equador celeste. Isso significa que quando medido na direção norte δ > 0, caso contrário a declinação será δ < 0.

A ascensão da reta (α) (AR) é o ângulo entre o ponto vernal e o meridiano do astro. Essa medida será na direção leste, e cresce no sentido oposto do azimute das coordenadas horizontais. E por convenção ficou definido que a mesma será em horas, minutos e segundos.

Ângulo medido sobre o equador, com origem no meridiano que passa pelo ponto Aries e terminam no meridiano do astro.

A ascensão reta varia entre 0h e 24h (ou entre 0◦ e 360◦), aumentando para leste.

0h≤α≤+24h

O Ponto Áries, também chamado ponto Gama (γ), ou Ponto Vernal, é um ponto do equador, ocupado pelo Sol quando passa do hemisfério sul celeste para o hemisfério norte celeste, definindo o equinócio de primavera do hemisfério norte (mais ou menos em 22 de março), Isto é, numa das duas intersecções do equador celeste com a eclíptica.

5- Descreva o sistema de coordenadas equatorial horário, dizendo o que representa cada uma das coordenadas.

É um sistema que utiliza o horizonte celeste. Sendo o ângulo horário e a declinação.

Angulo horário (H): ângulo medido sobre o equador, com origem no meridiano local e extremidade no meridiano do astro. Varia entre -12h e +12h. O sinal negativo indica que o astro está a leste do meridiano, e o sinal positivo indica que ele está a oeste do meridiano.

O sistema equatorial celeste e sistema equatorial local, juntos, definem o conceito de tempo sideral. O tempo sideral, assim como o tempo solar, é uma medida do tempo, e aumenta ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com