TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Determinação Das Linhas Equipotenciais De Uma Distribuição De Cargas

Pesquisas Acadêmicas: Experimento Determinação Das Linhas Equipotenciais De Uma Distribuição De Cargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 6

Engenharia.

Experimento 4.

Medida da Força Magnética Gerada por uma Bobina.

Discentes: Antonio Marcio Suzarte

Everaldo Silva

Paulo Henrique Dias

Rodrigo Cerqueira

Theylo Silva

Wilson Lima

Salvador-BA

2013

Discentes: Antonio Marcio Suzarte

Everaldo Silva

Paulo Henrique Dias

Rodrigo Cerqueira

Theylo Silva

Wilson Lima

Relatório de aula prática, em grupo, como avaliação parcial, da disciplina de Física Geral e Experimental III da Faculdade de Tecnologia e Ciência de Salvador.

Orientador: Professor Fernando Santana.

Experimento 4.

Medida da Força Magnética Gerada por uma Bobina.

Salvador-BA

2013

Apresentação.

Desde antiguidade, os Gregos já conheciam o fato de que certas pedras tinham á capacidade de atrair pequenos pedaços de alguns metais; sabemos, hoje, que tais pedras constituem os chamados imãs naturais e são compostas por um minério denominado magnética.

Por outro lado, anteriormente, os Chineses já haviam percebido que pequenas barras de certo minério tinham a estranha propriedade de apontar sempre em direção ao pólo norte, o que os levou a descoberta da bússola, que nada mais é do que um pequeno imã.

Um imã fixo no espaço; ao colocarmos em pequeno imã nas proximidades do primeiro, percebemos que ele ficará sujeito a forças magnéticas e á medida que deslocarmos este pequeno imã pra outras posições constatará ainda a presença destas forças magnéticas, diremos então, que um imã cria no espaço que o cerca um campo magnético.

Sumario.

Introdução...............................................................

Objetivo.............................................................................

Material utilizado..........................................................................

Procedimento...........................................................................................

Questionário.......................................................................................................

Anexos........................................................................................................................

Bibliografia......................................................................................................................

Introdução.

A história do magnetismo começou com um mineral chamado magnetita (Fe3O4), a primeira substância com propriedades magnéticas conhecida pelo homem, seu poder de atrair ferro já era conhecido séculos antes de Cristo. A força magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar os fenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga. Esta interação manifesta-se por forças que agem na carga elétrica, denominadas forças magnéticas. A intensidade da força magnética é F = q.v.B , em uma carga (q) movendo-se com uma velocidade (v) em um campo magnético (B). Uma das propriedades mais importantes dos materiais magnéticos é a formação de dois pólos. Um é chamado pólo norte, o outro pólo sul. Pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem.

• Direção e sentido: a força magnética que age no fio condutor percorrido por uma corrente elétrica terá direção perpendicular (a) ao plano que contém o fio considerado e (b) ao campo magnético. Nesse caso, o sentido é dado pela regra da mão esquerda de Fleming, com a observação de que o dedo médio indicará o sentido convencional da corrente (lembrando que o sentido da força depende do sentido da corrente):

Objetivo.

Observar o campo magnético gerado por uma bobina através da medida da força que este campo produz sobre uma barreira metálica. Analisar a dependência da força e do campo com a corrente elétrica, com o número de espiras e com a distância da bobina. Comparar os dados medidos experimentalmente com as previsões teóricas.

MATERIAL UTILIZADO.

• 1 bobina de múltiplos terminais

• 1 fonte de tensão DC regulável

• 3 cabos

• 1 suporte universal

• 1 barra metálica (tarugo)

• 1 Dinamômetro

• Amperímetro da fonte

• Régua

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.

• Prenda o dinamômetro no suporte universal. Meça o comprimento da barra metálica. Faça uma marca indicando 1/3 do comprimento da barra. Pendure a barra no dinamômetro e posicione o conjunto de odo que 1/3 do comprimento da barra fique dentro da bobina (use o referencial da marca), seguindo a figura a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com