TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE MAPEAMENTO DE LINHAS EQUIPOTENCIAIS NUM MEIO LÍQUIDO CONDUTOR: CUBA ELETROLITICA

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 1]

RELATÓRIO SOBRE MAPEAMENTO DE LINHAS EQUIPOTENCIAIS NUM MEIO LÍQUIDO CONDUTOR: CUBA ELETROLITICA

Salvador

2016

  1. INTRODUÇÃO

Linhas de força ou também conhecidas como linhas de campo elétrico, foram concebidas por Michael Faraday, que representou a interação entre cargas elétricas. Essas linhas são linhas equipotenciais, de posição geométrica ortogonal às linhas de corrente e podem ser mapeadas com o auxilio de um voltímetro ou sonda elétrica para medir pontos onde o potencial elétrico se repete apresentando valores iguais. Mas também após o mapeamento é possível traçar linhas eqüidistantes de cada uma que passa por pontos geométricos que possuem o mesmo valor de potencial – Linhas Equipotenciais.

Durante o experimento fizemos o estudo e o mapeamento das linhas equipotenciais e foi utilizado um liquido condutor para servir de meio condutor numa cuba eletrolítica e com uma escala projetável foi possível  marcar os pontos.

  1. OBJETIVOS GERAIS
  • Realizar o mapeamento das linhas equipotenciais,correlacionando com linhas de força, vetor campo elétrico e linhas equipotenciais
  • Interpretar o resultando do experimento de forma conceitual

  1. MATERIAL UTILIZADO

EQUIPAMENTO OU MATERIAL

QUANTIDADE

CUBA ACRILICA

01

PAPEL COM ESCALA PROJETAVEL

01

TRANSFORMADOR DE TENSAO 127V – 12+12 VCA

01

CONEXOES DE FIOS COM GARRAS TIPO JACARE

02

ELETRODOS CILINDRICOS

02

SONDA ELETRICA (PONTEIRA)

01

ANEL METALICO ( SEM HASTE)

01

VOLTIMETRO DE ESCALA 0-30 VCA OU MULTIMETRO

01

SULFATO DE COBRE DILUIDO EM AGUA

01

ESCALA PROJETAVEL

01

PAINEL PARA MONTAGEM DE CIRCUITO ELETRICO

01

  1. METODO EXPERIMENTAL

O experimento realizado no laboratório de física, durante a disciplina Física Geral e Experimental III, ministrada pelo prof:. Antônio Bião, inicialmente foi necessário fazer a montagem do experimento. Foi colocada adequadamente a cuba eletrolítica sob o papel com a escala projetável e executar a montagem deixando a chave geral aberta utilizando os eletrodos cilidricos e interligando os terminais 24V do transformador, passando pela chave geral, pelo fusível de proteção até os eletrodos e depois foi adicionado um voltímetro no circuito ligando um pólo ao terminal do transformador e outro pólo a sonda elétrica e com as garras jacaré.

Após isso foi posicionado os dois eletrodos cilíndricos nos marcos 0 na extremidade da folha de escala projetavel e foi ligada a chave, foi utilizado a sonda ( ponteira) do voltimetro entre os eletrodos para localizar um ponto que se encontra um potencial especifico. E ao encontrar foi verificada as coordenadas posicionais e foi marcada para que depois fizesse o gráfico. Depois foi repetido o mesmo processo para encontrar novos pontos e depois transcrita as posições identificadas na cuba eletrolítica para o papel  com escala projetável.

  1. RESULTADOS E DISCURSSOES

C3 – Qual a influência da inclusão do anel nas linhas de campo entre os eletrodos retos ?

RESPOSTA: Colocando um anel entre dois eletrodos retos e observando o comportamento das superfícies equipotenciais internas ao anel, temos que as linhas de campo no interior diminuem.  Tomando arbitrariamente dois pontos, 17.8 e 0.6, e, mudando o voltímetro para 20 DCV

D1 – Verificar se existe alguma simetria entre as linhas equipotenciais do caso eletrotático e as linhas de corrente do meio condutor .

RESPOSTA:  Sim, as linhas são simétricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com