TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportação Indireta

Seminário: Exportação Indireta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos

Exportação Indireta

A exportação pode ser caracterizada como 'direta' e 'indireta'. A exportação direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo.

Exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente.

Esta forma de provimento do mercado internacional é adotada normalmente por companhias de pequeno ou médio porte, e pode ocorrer através de:

 uma comercial exportadora;

 uma "trading company": sociedade anônima, com capital mínimo integralizado de 1 milhão de Reais, cujo papel é não só comprar produtos para exportar, mas assessorar uma empresa que deseja exportar seus produtos, mediante pagamento de comissão;

 uma cooperativa (setor rural);

 um consórcio de exportação: espécie de cooperativa que pressupõe a criação de uma marca sob a qual o produto será comercializado no(s) mercado(s)-alvo, não sendo necessário a criação de uma nova personalidade jurídica. As condições são oficializadas em uma reunião, cuja ata deve ser registrada em cartório. Os custos são rateados entre as empresas participantes.

Exportação Direta

A exportação direta é a operação em que o produto exportado é faturado diretamente pelo próprio produtor ao importador. Este tipo de exportação exige que a empresa possua conhecimento relativo ao imenso processo de exportação, em toda a sua linha de expansão.

Importação

É o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transporte multimodal.

A invasão de produtos estrangeiros no Brasil atingiu níveis preocupantes e já é a maior entre os países do Bric, grupo que reúne ainda Rússia, Índia e China. Segundo a Organização Mundial do Comércio, o Brasil já é o 20º maior importador do mundo, com 1,3% do total. Isso se deve ao real supervalorizado e à expansão do consumo doméstico. Somem-se a isso as empresas que investem em máquinas e equipamentos importados, cujo preço é ilusoriamente a metade, mas sem a garantia de peças de reposição e manutenção, que quando solicitadas geram custos abusivos.

Devemos comemorar ou lamentar essa marca? No mínimo, temos que nos preocupar. Consumir produtos nacionais fortalece nossa indústria e garante mais produtividade, tornando-a competitiva. O Brasil, que caminha para ser um dos maiores exportadores mundiais de commodities, com 70% do total, deve começar a reorientar sua política para produtos com maior valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com