TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exxon Valdez

Resenha: Exxon Valdez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  164 Visualizações

Exxon Valdez (1989 – Alasca)

No dia 24 de março de 1989 a embarcação naufragou no Estreito de Prince William, e causou um derramamento de 40 milhões de litros de petróleo cru, que se espalhou rapidamente por cerca de 28 mil quilômetros quadrados de oceano e mais de 2000 quilômetros da costa do Alasca, e causou uma verdadeira carnificina na fauna local, com a morte de centenas de milhares de aves marinhas, focas e lontras, entre outros animais. As imagens de animaizinhos e praias cobertos por uma gosma preta invadiram o noticiário e alertaram para os riscos ambientais da exploração de petróleo no Ártico. Os esforços para recolhimento e limpeza do óleo duraram três anos e mobilizaram 11.000 pessoas, mas as conseqüências ambientais e a batalha jurídica duram até hoje.

O acidente envolvendo o petroleiro Exxon Valdez (11 milhões de galões de petróleo) no Alasca, em 1989, o volume vazado não foi muito grande, quando comparado às outras ocorrências. Apesar de terem ocorrido muitos outros derramamentos de óleo no mundo, esse acidente merece destaque por ter ocorrido em águas remotas.

Ali se abrigava uma abundante e espetacular vida selvagem, e por isso, causou danos terríveis à região, sendo considerado um dos piores eventos da história. A área atingida chegou a 1.200 quilômetros quadrados (DISCOVERY, 2009).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com