TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA II SOLUÇÃO Sua pergunta

Seminário: FISICA II SOLUÇÃO Sua pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

SOLUÇÃO

Questão 01:

No estudo da física, conseguimos expressar matematicamente os fenômenos da natureza. No estudo de mecânica, conseguimos analisar o movimento dos corpos e seu repouso. As leis de Newton nos ajudam perfeitamente na compreensão desta parte da física. No dia-a-dia conseguimos evidenciar as aplicações destas leis. Vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 01:

Vamos imaginar uma pessoa que acaba de embarcar em um ônibus indo para seu trabalho. Assim que a pessoa embarca e vai para o seu lugar, tomando como referência um poste na rua. Quando o ônibus entra em movimento, o passageiro tem a “sensação” de ser “jogado para trás”. Tomando como referência o mesmo poste, tanto o passageiro quanto o ônibus entram em movimento, porém tomado como referência a luminária do ônibus, o passageiro permanece em repouso. “Mesmo assim, a sensação de ter sido jogado para trás”, evidência a primeira lei de Newton, que resumidamente, pode ser descrita: “ Na ausência de forças, um corpo em repouso ou em movimento, tende a permanecer em seu estado inicial”, ou seja, por inércia, o passageiro tende a se manter na mesma posição antes da partida do ônibus.

Exemplo 02:

Vamos supor que estejamos em elevador. De acordo com o movimento do elevador podemos sentir várias sensações. Em uma dessas sentimos uma “alteração” em nossos pés. Isso acontece, devido a força normal aplicada em nossos pés ser igual a força peso e a única aceleração que percebemos é a gravidade, tanto na subida, quanto na descida do elevador. Nesse caso a força resultante é nula, pois a FN (força normal) = P (força peso). Já quando o elevador inicia o movimento de subida, ele faz uma força para cima, tendo aceleração positiva voltada para cima. Com a resultante está na mesma direção, a força normal é maior que a força peso (FN>P). Já quando o mesmo está terminando o movimento de descida, acontece exatamente o contrário, onde P>FN. Poderíamos ainda avaliar outras situações, com o elevador iniciando e terminando o movimento de descida, mas com os movimentos citados já conseguimos perceber a evidência da segunda lei de Newton (o princípio fundamental da Dinâmica), onde F=m.a.

Questão 02:

a)As partículas encontram-se em repouso, pois F1 e F2 possuem o mesmo módulo, o mesmo sentido, porém em direção contrária, onde FR=0;

b)As partículas estão em movimento vertical para cima, pois a FR=2N (F1=5N, F2=6N . Sen 30°, então F2=3N, FR=F1-F2);

c)As partículas estão em movimento diagonal, pois e resultante no eixo y é igual a 4N para baixo, a resultante no eixo x é igual a 3N para frente, o que ocasiona uma resultante FR=5N na diagonal;

d)As partículas estão em movimento, diagonal , pois a resultante de F2 > F1.

Questão 03:

W

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com