TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

LAUDO TECNICO SOBRE AS RAZÕES DAS EMPRESAS TEREM VIDA CURTA NO BRASIL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS TRES PRINCIPAIS MOTIVOS QUE GERAM A MORTALIDADE EMPRESARIAL

Segundo pesquisas, em torno de 60% das micro e pequenas empresas fecham suas portasapós o terceiro ano de existência. Mesmo assim, o sonho de muita gente é ter o seu próprio negócio. Algumas pessoas pensam assim por terem vocação empreendedora, enquanto grande parte tem como objetivo se livrar do patrão, ser independente e ganhar mais dinheiro. Mas, administrar umaempresa não é tão fácil como se imagina. Requer bem mais do empresário que apenas abri-la e esperar que as coisas fluam naturalmente. Por falta desse conhecimento é que muitas delas morrem cedo.

Razões que levam as empresas terem vida curta em nosso país e que geram a mortalidade empresarial:

Desconhecimento do público-alvo: Muitos empresários erram nesse aspecto por escolherem o produto ou serviço a ser explorado, sem definir o perfil do seu cliente. Sendo assim, há um descompasso entre o produto oferecido e a necessidade do cliente.

Má localização e estrutura física da empresa: Dependendo do tipo de negócio, é fundamental que a empresa esteja próxima e seja de fácil acesso ao seu público-alvo, bem como ofereça condições físicas para que o cliente se sinta confortável no momento da compra. Infelizmente, muitagente peca nesses aspectos e depois encontra dificuldade para consertá-los.

>> Falta de planejamento dos recursos financeiros: Esse é o grande problema de muitos empresários, que geralmente iniciam um negócio com pouco capital ou capital de terceiros. Já começam pagando juros e despesas financeiras.

>> Má gestão da empresa: É fundamental que o gestor esteja preparado para administrar recursos humanos, materiais e financeiros para obter resultados positivos. De nada adianta uma empresa com recursos financeiros suficientes se ela não for bem administrada. Operar com baixa ou sem lucratividade, com custos elevados, má gestão de estoques, inadimplência elevada, liderança ruim etc.

>> Equipe de vendas despreparada: Infelizmente muitas empresas ainda são resistentes na qualificação dos seus colaboradores. Acham que capacitação é preparar os funcionários para os concorrentes. É uma visão bastante míope. Há empresas que promovem a capacitação, mas com o investimento pago pelo funcionário, pois o conhecimento é para ele. E a empresa não será beneficiada também? Ter vendedores despreparados é uma ótima maneira para atender mal, perder vendas e clientes.

>> Falta de propaganda: Muitos empresários pensam que os clientes sabem adivinhar e por isso descobrem com facilidade onde estão suas empresas e que produtos são comercializados. A propaganda é um investimento com bom retorno, desde que seja bem-feita edirigida para o público-alvo certo.

>> Não cumprir com as promessas feitas: Prometer muito e fazer pouco é um péssimo negócio, mas, infelizmente, isso não é tão incomum em muitas empresas. Mesmo assim, ainda falam em fidelizar clientes.

>> Falta de pós-venda: Manter contato com os clientes após a venda, além de estimular reclamações e antecipar as soluções dos problemas, é uma ótima oportunidade de criar vínculos com eles. É um momento ímpar para estreitar relacionamentos saudáveis e fidelizar clientes.

Cenário econômico; O administrador empresarial, para gerir bem os negócios e agir nas oportunidades de mercado, deve estar atendo às questões como: expansão econômica, efeitos da inflação, comportamento dos preços, renda per capita, política salarial e aumento de renda, custo de vida, especialização da mão-de-obra e progresso tecnológico.

É fundamental ter também o domínio e conhecimento sobre o fluxo de recursos, tais como: fontes externas, empréstimos a juros, fontes internas, exportações e importações, balança comercial, déficits governamentais e aumentos de impostos, cujos fatores provocam mutações na economia.

É certo, hoje, os administradores brasileiros estão mais atentos às questões macroeconômicas e, centrados na solução dos problemas internos, aqueles tidos como microeconômicos, de olho no que estão fazendo as empresas lá fora, para que, na continuidade, o Brasil possa estar entre os

países mais importantes da economia mundial.

Habilidade administrativa

Habilidades Técnicas

São aquelas relacionadas à alguma atividade específica que demanda um conhecimento mais aprofundado. É geralmente desempenhada por pessoas com formação técnica ou tecnológica. Fazem parte do nível operacional da empresa e tem o supervisor como responsável pela liderança e controle.

Habilidades Humanas

São aquelas que lidam com a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas e de se trabalhar em grupo de forma coesa e democrática. Fazem parte da área tática da empresa e são fundamentais no processo de arranjo organizacional, de delegação e acompanhamento de pessoas.

O gerente é o responsável por essa área, e tem entre outras funções, o desenvolvimento do capital humano e o incentivo à participação dos funcionários.

Habilidades Conceituais

São as habilidades que envolvem a capacidade de visão holística da organização. Visão do todo e das partes, de como as peças se encaixam no processo geral de produção. Envolvem a capacidade de planejamento e estabelecimento de metas, de seleção de informações relevantes que influenciarão o rumo da empresa através da tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com