TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Dissertações: FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento dos negócios, porem tem muitas Leis e a burocracia, que dificultam a vida dos empresários e das empresas. A inflação elevada transforma o ambiente de negócios ruim, a sorte é que o governo tem certa credibilidade, o que passa a dar mais confiança aos investidores, e mesmo com a taxa de juros alta, conseguiu dar um equilíbrio maior ao mercado.

AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS: Com o excesso de demanda no governo criou-se a necessidade de redução das despesas, com o fim de gerar um forte crescimento (superávit primário), reduzindo as despesas de custeio para fortalecer e aumentar os investimentos em infraestrutura e em programas de distribuição de renda, que é o que mais interessa em termos de desenvolvimento econômico e social, possibilitar a diminuição dos juros básicos (principal fator que aumenta as despesas), com a redução da taxa Selic. Juros altos, inflação acentuada, são muito prejudiciais na economia de uma nação, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa, pois gera desemprego retirando o poder aquisitivo dessa faixa de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos e, é por isso que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação de políticas econômicas, servindo como base para atuação em todo o universo contábil.

EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS: As leis são instrumentos essenciais para o convívio humano e para manter a ordem de uma sociedade. São editadas pelo Presidente da República em casos de relevância e urgência, têm força de lei e vigência imediata. Perdem a eficácia se não convertidas em lei pelo Congresso Nacional em até sessenta dias, prorrogáveis por igual período. As regras gerais desse processo estão na Constituição Federal, que estabelece os tipos de normas existentes e suas características, como iniciativas, restrições, quóruns e prazos de tramitação. Esta publicação tem o objetivo de esclarecer a todos os brasileiros como são feitas as leis do seu país.

A MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA:

Macroeconomia: É uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo. Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão. Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as conseqüências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.

Microeconomia: É definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos. As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico. A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor está fundamentada na teoria Microeconômica. As razões para depreciar ativos também derivam desta área da Economia, a análise marginal é o princípio básico que se aplica em Administração Financeira; a predominância desse princípio sugere que apenas se devem tomar decisões e adotar medidas quando as receitas marginais excederem os custos marginais. A Microeconomia explica também as práticas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com