TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falhas E Estruturas Rupteis

Casos: Falhas E Estruturas Rupteis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 12

Estruturas rúpteis: Juntas e Falhas

Ingrid Silva Correa

¹Aluna graduando em Engenharia Geológica na Universidade Federal de Pelotas, ingridcorreabvs@hotmail.com

Resumo

A geologia estrutural é uma das matérias mais importantes da geologia, podendo ser aplicada nos mais diversos ramos como Geotecnia, Mineração, Hidrologia, Petróleo e para fins científicos. O artigo abordara sobre estruturas rúpteis: Juntas e falhas, mostrara suas características sendo possível conhecer e as identificar através de imagens. As juntas são estruturas planares geradas por abertura, sem cisalhamento, nas quais deformação atua no sentido de afastamento da parede. As falhas são divididas em falha normal : em que o bloco superior sobe sem se entrepor ao bloco inferior; falhas inversa: em que o bloco superior sobe e sobrepõe-se parcialmente ao inferior e as falhas transcorrentes: em que o movimento dá-se na horizontal.

Introdução

Trabalho apresentado sobre estruturas rúpteis e falhas à matéria de Geologia estrutural, disciplina indispensável a formação do geólogo. A Estrutural trata da interpretação de feições estruturais deformacionais ou em laminas delgadas. Serão apresentadas algumas definições de estruturas rúpteis para possível entendimento do desenvolvimento do trabalho.

Fraturas: São descontinuidades planas ou subplanas, delgadas originadas de esforços internos (térmico ou residual) ou externos (tectônico) atuantes no corpo

fraturado. O termo fratura (fracture) engloba todas as deformações acompanhadas de uma ruptura da rocha. As fraturas podem ser dividas em fraturas de cisalhamento (superfícies de deslizamento) e fraturas abertas ou de extensão (juntas, fissuras e veios).

Juntas: são fraturas extensionais naturais, ao qual não houve movimento paralelo ao plano de ruptura. São estruturas planares, sem cisalhamento, comumente ocorrem em grande número, formando conjuntos paralelos. Podem ser subdivididas em três grupos :Fraturas sem movimento nenhum; Fraturas com afastamento perpendicular ao plano de ruptura; fraturas com movimento de aproximação perpendicular ao plano de ruptura.

Falhas: São fraturas com movimento paralelo ao plano de ruptura, há movimento perceptível dos blocos paralelamente aos planos de fraturas. É qualquer superfície ou faixa estreita onde é visível o deslocamento causado por cisalhamento. Ocorrem em zonas de falhas. Os tipos de falhas podem ser: Falha normal, falha inversa ou cavalgante, falha transversal, falha de desligamento, Falha em desligamento, falha obliqua, falha em charneira e falha vertical.

2.0 Estruturas rúpteis

2.1 Juntas

As juntas podem ter origens das mais diversas possíveis, são encontradas em todos os tipos de rochas: rochas metamórficas, rochas sedimentares pouco ou não deformadas, rochas ígneas. Ocorrem em geral com vários planos paralelos definindo famílias (conjunto de juntas paralelas com padrão regular. Quando ocorrem duas ou mais famílias de juntas estas compõem os chamados sistemas de juntas). A origem está ligada tanto a esforços adiastroficos / ou primários),ou seja, não tectônicos ( juntas de resfriamento, disfunção colunar no basalto, mud cracks) , quanto diastróficos (ou secundários) .

As Juntas de origem tectônica, provenientes de uma estruturação original são causadas por tensões regionais na crosta e tendem a ocorrer em orientações sistemáticas em áreas amplas. Elas podem ser: Juntas Cisalhantes, Juntas de tensão e juntas estilolíticas.

Juntas cisalhantes apresentam padrão losangular, com ângulos da ordem de 60º ou 70º entre os planos de ruptura das fraturas, ocorrendo em pares conjugados, podendo conter pequenos deslocamentos

Figura 1 (A) Zonas de Cisalhamento simples rúptil dos sistemas de fraturas (F1) E (F2) que se intersectam, identificadas nas rochas da pedreira três bocas ; (B) Zona de cisalhamento rúptil do sistema F1,banda com intensa catáclase subvertical.

Juntas de tensão: são originadas devido o movimento de afastamento das fraturas ocasionado a abertura ou distenção perpendicular a sua superfície, que geralmente são preenchidas, preenchimentos esses que podem ser os mais variados. As fendas formadas podem apresentar formas tabulares (veios) ou lenticulares. Quando essas fendas apresentam preenchimento mineral, os cristais crescidos nas fendas podem apresentar um aspecto fibroso induzido pela abertura da junta.

Figura 2 juntas de alivio na face sudoeste dos cimos das pedras do Sino (esquerda) e do Garrafão (direita)

As juntas de origem não tectônicas são originadas por processos como o resfriamento de corpos magmáticos e gretas de contração. Ocorrem em duas formas: através do resfriamento de rochas extrusivas e resfriamento de rochas intrusivas.

Gretas de contração são fendas em sedimentos de granulação fina, heterogêneos, inicialmente supersaturados por água, formados por evaporação e aumentam em extensão e largura com o grau de ressecamento. Estas estruturas sedimentares servem para indicar topo e base de sequências estratigráficas.

Figura 3 Gretas de contração

As juntas Podem ser caracterizadas quanto a superfície: Lisa, áspera , plumosa ;plana (mais comum) ou curva ; alterada ou não, com nenhum preenchimento ou preenchimento de quartzo ,carbonato,ouro(importante),sulfetos,pegmatitos,clorita,argila,rochas magmáticas ,ect.

A classificação Geométrica a) em relação a estruturas planares ( acamamento ,xistosidade, bandamento gnáissico) ocorrem em: juntas direcionais ou paralelas à estrutura planar ; juntas de mergulho ou paralelas à direção de mergulho ; juntas diagonais ou obliquas à direção da camada. ; b) em relação ao eixo de dobras as juntas são classificadas como: as longitudinais são paralelas ao eixo de dobra; cruzadas são aproximadamente perpendiculares ao eixo; diagonais são cruzadas transversalmente ao eixo.

3.0 Falhas

A falha é uma descontinuidade entre blocos rochosos ou superfícies que é caracterizado pelo movimento que ocorre entre esses blocos e ocorrem em Zonas de Falhas. São o frágil(rúptil,rígido ) fundamental da atividade tectônica na crosta superior,onde as rochas apresentam comportamentMuito complexas podem acomodar grande quantidade de deformação na terra.As falhas são expressas como planas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com