TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faraday E Suas Descobertas

Monografias: Faraday E Suas Descobertas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 8

Michael Faraday nasceu no dia 22 de setembro de 1791 nos arredores de Londres. Seu pai, um ferreiro, não tinha condições de mantê-lo em uma escola, assim, quando criança, seu aprendizado consistiu apenas em rudimentos de leitura, escrita e aritmética.

Aos 13 anos, empregou-se como mensageiro e depois aprendiz de encadernação em uma livraria de Londres, de tal Mr. Riebau. Este ofício proporcionou-lhe um contato apaixonante com os livros, lia-os durante e depois do expediente, incentivado pelo próprio Riebau. De uma cópia da Enciclopédia Britânica, 3ª edição de 1797, interessou-se pelo artigo sobre eletricidade. Devorou, também, Conversations on Chemistry, de autoria de uma Mrs. Marcet.

Em 1812, Faraday foi presenteado por uma das frequentadoras da livraria com uma entrada para as quatro últimas palestras sobre Química a serem proferidas por Sir Humphry Davy, o famoso cientista da Royal Instituto. Fascinado pelas apresentações, Faraday tomou cuidadosas notas das palestras, elaborando um texto ilustrado que encadernou e enviou a Davy.

Após uma fracassada tentativa, finalmente, em 1813 Faraday ingressava na Royal Instituto, contratado como assistente de Davy para auxiliá-lo em suas pesquisas e nas suas exposições demonstrativas. Das importantes contribuições científicas de Davy, relatadas em textos de história da química, saboreia-se a lembrança da sua principal descoberta: Michael Faraday.

A Royal Instituto foi fundada em 1800 pelo Conde Rumford (Benjamin Thompson), que persuadiu amigos influentes de Londres a ajudarem na implantação de uma instituição onde seriam proferidas palestras referentes aos recentes desenvolvimentos da ciência e tecnologia, com o objetivo de melhorar a sorte dos cidadãos comuns. Apesar de autorizada pelo rei George III, a Royal Instituto não recebia qualquer patrocínio do governo, necessitando, portanto, de doações, geralmente conquistadas através das cativantes palestras de Davy em pesquisa aplicada, atraindo homens de negócio e conquistando pessoas esclarecidas. Assim, em 1816, o desenvolvimento de uma lâmpada segura para minas foi realizado por Davy, auxiliado por Faraday, conforme solicitado pela Sociedade para Estudo e Prevenção de Explosões em Minas.

Ainda em 1813, Faraday acompanhou Davy como seu assistente e secretário por 18 meses, em um tour por universidades e laboratórios da Europa, participando de diferentes trabalhos experimentais partilhados com proeminentes cientistas da França, Itália e Suécia. Esta inserção na comunidade científica da Europa Continental serviu para a efetiva formação acadêmica, até então praticamente inexistente, do autodidata Faraday.

Retornando da excursão à Europa, inicia seus trabalhos na área de química analítica, especializando-se na análise de água, argilas e várias ligas de aço. Nessa ocasião, apresenta sua primeira palestra versando sobre elementos químicos.

Ainda nesta época, Faraday estudou e prepararam com um fabricante de instrumentos científicos, algumas ligas de aço. Segundo Robert Hadfield, famoso metalurgista britânico, amostras destes aços, encontradas anos mais tarde em uma caixa, analisadas indicavam tratar-se de aço inoxidável, cujo interesse comercial só viria a surgir no final do século XIX.

Os físicos em geral consideram Faraday como o maior físico experimental de todos os tempos; defini-lo como "apenas" o maior físico experimental não seria suficientemente abrangente, como podemos observar através de suas contribuições à química e física apresentadas nas tabelas 1 e 2 (extraídas do livro de J. M. Thomas). De fato, Faraday preferia ser lembrado como um filósofo natural.

A partir de 1820, descobriu a fórmula química de diferentes compostos orgânicos, destacando-se, em 1825, o benzeno, o então chamado "bi carbureto de hidrogênio", observado em garrafas de gás que continham um líquido aromático claro no fundo. A caracterização do benzeno foi realizada através de uma precisa análise quantitativa do CO2 e H2O obtidos da combustão do benzeno com oxigênio puro. A sua purificação foi realizada por meio de destilação e recristalização.

Faraday realizou estudos de liquefação de gases reconhecendo a existência de uma temperatura crítica - tal como conhecemos hoje - acima da qual, independentemente da pressão, não ocorreria condensação dos gases.

Tabela 1 - Principais contribuições de Faraday à química

1816 Desenvolvimentos da Lâmpada Segura para Mineiros (com Davy)

1818 - 24 Preparação e propriedades de ligas de aço. Metalografia.

1812 - 30 Químicas Analíticas.

Determinação de pureza e composição de: argilas, cal virgem, água, pólvora, ferrugem,

Peixe seco, vários gases, líquidos e sólidos.

1820 - 26 Químicas Orgânicas.

Descoberta do: benzeno, esboteno, tetracloreto, hexaclorobenzeno, isômeros de alcenos e ácidos sulfônicos naftalenos (a e b). Vulcanização da borracha. Preparações fotoquímicas.

1825 - 31 Melhorias na produção de vidros de grau óptico.

1823, 1845 Liquefação de gases (H2S, SO2 e outros seis gases).

Reconhecimento da existência de uma temperatura crítica e estabelecimento da continuidade de estados.

1833 - 36 Eletroquímicas e as propriedades elétricas da matéria.

Leis da eletrólise.

Equivalência da eletricidade voltaica, estática, térmica e animal.

Primeiro exemplo da ação do termistor.

Eletrólitos de sais fundidos; condutores superiônicos.

1834 Catálises heterogêneas:

Envenenamento e inibição de superfícies reativas.

Adsorção seletiva; molhabilidade de sólidos.

1835 Químicas do plasma (descarga elétrica através de gases).

1836 Constantes dielétricas, permissividade.

1845 - 50 Química - magnética e propriedades magnéticas da matéria. Óptica-magnética. Efeito Faraday. Diamagnetismo. Paramagnetismo. Anisotropia.

1857 Metais coloidais. Espalhamento de luz. Sóis e hidrogéis.

Tabela 2 - Principais contribuições de Faraday à física

1821

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com