TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Identidade e Família - Minhas Primeiras Descobertas

Projeto de pesquisa: Projeto Identidade e Família - Minhas Primeiras Descobertas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Identidade e Família - Minhas Primeiras Descobertas

Público-alvo:

Alunos CEI Vila Medeiros (Infantil I – 5 anos)

Justificativa e fundamentação teórica: O projeto a ser desenvolvido tem como intuito apresentar às crianças do CEI a importância da valorização se si próprio; reconhecendo sua identidade, sua família, sua escola e onde vive identificado e analisando diferenças. Conceitos, características e a interação da criança com sua comunidade escolar.

Objetivos gerais:

Construir sua autonomia e identidade a partir do convívio familiar e da vivência escolar e suas descobertas pessoais.

Objetivos específicos:

- Reconhecimento do “eu”, história do nome;

- Reconhecer a miscigenação familiar;

- Distinguir hábitos de higiene;

- Desenvolver hábitos de higiene;

- Estimular boas maneiras;

- Cuidar e identificar seus pertences;

- Instigar a alimentação;

- Identificar noções quantidades familiar;

- Desenvolvimento amplo;

Cronogramas:

1º Bimestre desenvolvimento / ações:

- Realização de pinturas/desenhos/familiar/alimentação;

- Leitura de histórias sobre famílias e contos;

- Desenvolver culinárias;

- Rodas de conversa;

- Confecção de crachás e chamadinhas;

- A imagem através do espelho, mímica e estruturas corporais e características;

- Regras de convivência com imagens;

- Associação da autonomia e do outro;

- Tipos de texturas;

- Pesquisa sobre o núcleo familiar de cada aluno;

- Apresentação de imagens de alimentação.

Recursos:

Palitos de sorvete, Craft, cartolina, revistas, fotos, livros e histórias, espelho, papel cartão, rádio, massa de modelar, algodão e grãos.

Avaliação:

Será feita diariamente através de observação das atividades propostas que serão fotografadas e registrar ao longo do projeto. Observando os alunos em coletivo e individual.

O grupo frequentou dois espaços de Educação Infantil, sendo um público e um particular.

CEI vila Medeiros (público)

Turma Infantil I idade 5 anos tem uma rotina que começa às 7 horas aonde chegam, passam pelo portão principal, os pais apresentam a carteirinha para a responsável do portão,

encaminha-se para a sala, que se encontra a professora que os recebe até as 07h40min para então começar a rotina estabelecida no semanário.

Começando pela leitura do dia (livro de história); descem para o café da manhã acompanhado pela professora seguido pela higiene pessoal, voltam para a sala onde realizarão a roda de conversa, após realizam a atividade do dia em cima do projeto escolhido; descem para o almoço realizam a higiene pessoal, voltando para a sala onde estarão dispostos no chão os colchonetes para o descanso. Nesse período a professora terá seu horário de almoço ficando uma professora volante em seu lugar.

A professora voltando é recolhido os colchonetes e os alunos irão tomar uma vitamina / suco para assim começar a atividade recreativa: parque, monta-monta, canto livre, brincadeiras entre outros. Após esse período os alunos irão para o refeitório jantar, seguido da higiene pessoal para assim voltar para a sala onde a professora irá trocá-los para a saída que acontecerá da mesma forma que a entrada, não sendo entregue de forma alguma o aluno para o responsável sem que este apresente a carteirinha de identificação. A saída ocorrerá das 16h30mim as 17h00mim.

Nas atividades recreativas os alunos interagem entre si e com alunos de outras salas. Como eles se comportam e como ela interfere. Nas atividades recreativas ela interfere ou espera.

A professora tem um dia por semana para uma troca de informações entre professoras e a coordenação.

Instituto de Educação Nossa Senhora das Graças (particular)

Turma de Desenvolvimento (4 a 5 anos) tem uma rotina diferenciada da pública por conter atividades extras como: dança e música, começa às 8 horas onde as crianças serão recepcionadas pela coordenadora, seguem sozinhas para a sala de aula, a professora já esta na sala a espera e eles já com os estojos, agenda e a lição de casa nas mãos entregando para a mesma. Após todos os alunos chegarem à professora passa na lousa a rotina do dia.

Primeira atividade do dia em cima do projeto escolhido; a professora conduz os alunos até o refeitório para tomar o lanche, depois fazem a higienização, retornando para a sala onde realizaremos a segunda atividade, para assim começarmos a atividade recreativa: massinha, jogos de memória, blocos de madeira e parque alternando dia a dia, após esperaremos o

horário de saída que acontecerá a partir das 11h50mim. Sendo que dois dias da semana temos aulas extras.

Nas atividades recreativas os alunos interagem entre si da mesma turma.

A professora tem 4 dias da semana, uma hora por dia para preparar as atividades com outras professoras da mesma turma.

Atividade:

Identidade e Autonomia

Público-alvo:

CEI Vila Medeiros 5 anos

A construção da Identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. A utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com