TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacêutico Pode Prescrever MIP

Ensaios: Farmacêutico Pode Prescrever MIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Farmacêutico poderá prescrever medicamentos isentos de prescrição (MIP)

No dia 26 de setembro, foi publicada no diário Oficial da União a resolução nº 585 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a qual prevê que farmacêuticos possam prescrever medicamentos que não necessitem de receita médica, como analgésicos e antitérmicos. É uma decisão que obedece a regras da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a definição do papel do farmacêutico para a constituição de um sistema completo de saúde.

A resolução reforça o papel do farmacêutico nos cuidados à saúde do paciente e determina que é função desse profissional participar de discussões de casos clínicos de forma integrada com a equipe multiprofissional. Além disso, poderá também prescrever medicamentos que dispensem receita médica, indicar plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos.

O farmacêutico vai fazer o acompanhamento mais próximo do paciente e saber o momento de orientar a pessoa a procurar o atendimento médico. Trabalhos científicos comprovam a melhoria da qualidade de vida nos países onde há um entendimento entre o médico prescritor, o farmacêutico e o paciente. Dessa forma, o principal beneficiado será o paciente que vai receber orientações de horários, esclarecimento de dúvidas referentes às alergias, doses, indicações, interações medicamentosas e com alimentos, efeitos adversos, entre outros.

A finalidade desta resolução é expandir a responsabilidade do farmacêutico no manejo clínico dos pacientes, a valorização do profissional na área da saúde, além de promover o uso racional e seguro de medicamentos. Desta forma contribuir para a redução dos índices de intoxicações e erros de medicamentos no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com