TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens Em MIP

Trabalho Escolar: Imagens Em MIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Quando uma imagem está digitalizada e armazenada em um computador, podemos calcular o valor de raios em qualquer direção sobre a matriz. Quando cada raio encontra um valor de CT em um voxel (elemento de volume) que ela atravessa, ele pode ser rejeitado, por exemplo, se os valores altos correspondentes aos ossos querem ser eliminados. Podemos gerar uma imagem MIP.

MIP - Maximum Intensity Projection (projeção de intensidade máxima: o valor máximo encontrado pelo raio é registrado no pixel correspondente. Desta maneira, lesões calcificadas e meio de alto contraste podem ser distinguidos.

Na prática clínica, é extremamente útil para avaliação de substâncias radiopacas de “alto contraste”. Por exemplo, pode ser usada para avaliar a forma e extensão de material obturador endodôntico no interior do canal radicular tratado ou também pode ser usada para avaliar a presença ou ausência de corpo estranho dentro do osso e/ou de estruturas moles. Tem sido usada quando os objetos a serem avaliados são os objetos mais brilhantes da imagem.

Entretanto, a habilidade de MIP em representar as interrelações espaciais anatômicas é limitada por causa da falta de sinal visual para percepção de profundidade. MIP tem a tendência de deturpar as posições por causa da técnica de projeção, que não tem localização espacial no cálculo, pois apenas os valores máximos ou mais atenuados são mostrados. Pelo mesmo motivo, estruturas de atenuação submáxima ao longo da linha de projeção são obscuras, o que pode levar a resultados insatisfatórios de interpretação. Neste caso, outras técnicas de projeção 3D em conjunto com as projeções MPR devem ser empregadas para melhorar o processo de interpretação.

Múltiplas projeções podem ser obtidas, em torno de um eixo de rotação, e apresentadas como superfície sombreada, ou como transparentes (volume rendered). Este deve ser o objetivo maior do imageamento, pois a imagem pode então ser examinada de qualquer direção, com diferentes tipos de iluminação, e com vários níveis de transparência.

Em uma representação tridimensional (volume rendering), partimos de um conjunto de dados (matriz) tridimensional, onde cada elemento é chamado de um voxel (volume element). Primeiro precisamos classificar os dados, atribuindo um valor de opacidade a este. A opacidade é o recíproco da transparência: uma opacidade zero implica em um voxel totalmente transparente. Opacidade 1 significa que o voxel é completamente opaco, ocultando qualquer coisa atrás dele. Valores intermediários indicam voxeis semitransparentes. Uma função de transferência é utilizada para mapear os dados em valores de opacidade.

Quando escolhemos uma função de transferência para a classificação, isto é, a cor e a transparência para cada nível, precisamos escolher uma função bem suave, já que transições abruptas causam padrões espúrios na imagem, que podem ser difíceis de distinguir da informação real.

Cada voxel contém uma mistura de materiais diferentes, cada qual com seu valor de cor e refletância. A cor do voxel é encontrada calculando-se a cor para cada material e combinando a cor na proporção do material no voxel. Utiliza-se uma operação de sombreamento que calcula a normal a cada superfície, e a intensidade de cada elemento de acordo com a luz incidente e sua refletâncias. Por exemplo, uma certa superfície pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com