TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento medida socioeducativa

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA DE TCC I  -   INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA I UNIDADE[pic 1]

Docente: Jamille Araújo                              Nota da Avaliação:                                      Data de Entrega:                                                      

Discente (s):

MODELO DE FICHAMENTO – TCC 1

Obs:

  1. As citações do Autor devem estar de acordo com as Normas da ABNT.
  2. A análise critica do aluno deve conter ideias de autoria do estudante. Lembrando que são as ideias do aluno que darão corpo ao trabalho, então caprichem!
  3. É importante lembrar que PLÁGIO é um CRIME contra a propriedade intelectual previsto na Lei nº  9.610 / 1998, por isso as ideias de outros autores precisam estar sinalizadas dentro das Normas da ANBT, a fim de distingui-las da ideias dos estudantes.
  4. Os trabalhos que forem identificados com Plágio serão ANULADOS e por consequência serão ZERADOS.
  5. Para cada Fichamento serão necessários pelo menos 4 Citações e analises.

Fichamento nº

Referencia Bibliográfica: (De acordo com as Normas da ABNT)

CONCEITO

CITAÇÃO DO AUTOR  [Acompanhada de (NOME, Pag. e ano)]

ANALISE CRITICA DO ESTUDANTE

A discussão do trabalho do assistente social na execução das medidas socioeducativas é uma temática recorrente, mas ainda não se encontram produções teóricas significativas acerca da mesma.

SERVIÇO SOCIAL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: o trabalho na perspectiva da garantia de direitos PG 32

O Serviço Social tem na questão social o elemento principal do projeto da profissão, portanto, para trabalhar nas várias expressões da questão social, o profissional deve estar ciente da construção dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos que a profissão vem desenvolvendo. Existe um grande esforço da categoria em garantir as várias conquistas que se expressam no atual Código de Ética.

A proposta socioeducativa visa a reinserção dos adolescentes na sociedade, e profissional de Serviço Social está inserido na busca de estimular esses socioeducandos para uma consciência crítica, embasada em valores que contribuam para o crescimento pessoal dos adolescentes em conflito com a lei.

CONCEITO

CITAÇÃO DO AUTOR  [Acompanhada de (NOME, Pag. e ano)]

ANALISE CRITICA DO ESTUDANTE

A internação não significa simplesmente “prisão” do adolescente, já que, como as demais medidas socioeducativas, orienta-se pela lógica do processo socioeducativo, e não apenas sancionatório. A medida de internação implica escolarização obrigatória, profissionalização, além de assistência integral ao adolescente.

PG. 35

Com a criação do  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) as medidas socioeducativas no Brasil passaram por algumas modificações que nos fizeram avançar em alguns aspectos  , proporcionou avanços e conquistas em relação à garantia de direitos deste segmento, avanços estes que  foi possibilitado por uma mudança de regras,  priorizando a criança e o adolescente como seres em desenvolvimento e merecedores de proteção  por parte do Estado, da sociedade e da família.

A partir da nova  legislação a criança e  o adolescente  passam a ser reconhecidos como seres em formação, passíveis de transformação e, por isso  não tratou somente de puni-los pelos atos infracionais cometidos mas, de promover um processo socioeducativo e de responsabilização, levando em consideração que são sujeitos possuidores de direitos e deveres.

CONCEITO

CITAÇÃO DO AUTOR  [Acompanhada de (NOME, Pag. e ano)]

ANALISE CRITICA DO ESTUDANTE

É possível ao profissional de Serviço Social desenvolver trabalho pautado no entendimento de que o adolescente e sua família são sujeitos de direitos. O trabalho profissional pode e deve ser socioeducativo desde esse momento da entrada do adolescente na instituição.

A diminuição de responsabilidades do Estado no estado neoliberal, e consequentemente a redução das políticas públicas, como educação, saúde, habitação, dão evidencia a um  “precipício” que distância  muitos destes adolescentes do convívio social, e os aproxima  de atos ilícitos como uso abusivo de álcool e  drogas, assim como dos atos infracionais. A problemática dos adolescentes autores de ato infracional não é recente, é uma expressão da questão social antiga.

Com a chegada das maquinas, da venda da força de trabalho, exploração de muitas horas de trabalho  para a sobrevivência,  levou boa parte das famílias à fragilização na convivência familiar , desse modo, maior parte das crianças eram obrigadas a procurar nas ruas o que não tinham em casa.

Na questão dos adolescentes em conflito com a lei falar em família requer um cuidado maior pois, geralmente nesses a casos a família é responsabilizada pela situação em que esse jovem se encontra e muitas delas não sabem o que é a medida socioeducativa, nesse sentido, é notório a necessidade de trabalhar com a família a compreensão das medidas socieducativa, o que são as medidas e qual a importância da família nesse processo.

O Objetivo do Assistente social neste quesito é manter esses vínculos sempre fortalecidos, manter a valorização da família, com a pratica pautada na elevação da auto estima tanto dos adolescentes quanto das famílias, na integração e  inclusão, no respeito às diferenças, enfim,  na formação humana em vários aspectos, se torna determinante o trabalho deste profissional neste sentido, pois trabalha para alcançar seu objetivo maior que é o de restituir o convívio familiar saudável e seu restabelecimento na sociedade.

CONCEITO

CITAÇÃO DO AUTOR  [Acompanhada de (NOME, Pag. e ano)]

ANALISE CRITICA DO ESTUDANTE        

Antes do ECA, pode-se destacar que as ações direcionadas para os adolescentes estavam pautadas na doutrina da situação irregular, ou seja, a perspectiva era fundamentalmente corretiva, enquanto a partir do ECA a orientação direciona-se para a garantia de direitos, compreendida a partir da doutrina da proteção integral, conforme já apontava a Constituição brasileira de 1988, ao 34 Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 105, p. 30-49, jan./mar. 2011 compreender a criança e o adolescente como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.

P.33

Antes do implementação do ECA as ações no tratamento do adolescente em conflito com a lei eram pautadas na irregularidade e na violência, a partir da sua criação foram obtidos muitos avanços mas ainda assim,  O ECA atravessa grandes desafios para garantir os direitos sociais , pois estes avanços se dão de forma lenta  sendo fruto de muitas lutas e pressões políticas.

Um desses desafios é mudar o olhar do estado e da sociedade para esses adolescentes, que carregam o estigma de serem vistos como pivetes, vagabundos, trombadinhas, bandidos mas, que em sua maioria,  comentem os atos infracionários por conta da contradição social, miséria e privações vivenciadas em todas as fases de sua vida.  

O que realmente deve ser levado em consideração é a grande importância do papel do Estado, da família e da sociedade, os quais devem assegurar a esses adolescentes a efetivação dos direitos, tais como a saúde, educação, esporte e lazer, estabelecidos pelo ECA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (483.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com