TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Aplicada

Exames: Fisica Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 6

OBJETIVO:

O objetivo da experiência foi comprovar que o coeficiente de atrito é igual a tangente do ângulo.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

O coeficiente de atrito é um coeficiente adimensional que expressa a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contato ao deslizar um em relação ao outro. Geralmente é representado com a letra do letra grega μ (mi).

O valor do coeficiente de atrito é característico de cada par de materiais, e não uma propriedade intrínseca do material. Depende de muitos fatores tais como o acabamento das superfícies em contato, a velocidade relativa entre as superfícies, a temperatura, etc…

Geralmente distinguem-se dois valores:

• Coeficiente de atrito estático (μe): É medido quando ambas as superfícies estão em repouso (sem se mover).

• Coeficiente de atrito dinâmico (μd): É medido quando uma ou ambas as superfícies estão em movimento (podem mover-se apenas uma ou as duas)

DADOS EXPERIMENTAIS:

Foi utilizado o ângulo de 22º no experimento feito para comprovar que o coeficiente de atrito é igual a tangente do ângulo.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Os resultados obtidos foram que independente do peso do peso que esteja dentro do apagador, o corpo começava a se deslizar com 22º.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos no experimento de que independente do peso o apagador começava a se deslizar com 22º podemos concluir que o coeficiente de atrito é igual a tangente do ângulo.

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_atrito

Questões:

01. (UFV) Uma corda de massa desprezível pode suportar uma força tensora máxima de 200N sem se romper. Um garoto puxa, por meio desta corda esticada horizontalmente, uma caixa de 500N de peso ao longo de piso horizontal. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso é 0,20 e, além disso, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, determine:

a) a massa da caixa;

b) a intensidade da força de atrito cinético entre a caixa e o piso;

c) a máxima aceleração que se pode imprimir à caixa.

02. (UNICAMP) Um caminhão transporta um bloco de ferro de 3,0t, trafegando horizontalmente e em linha reta, com velocidade constante. O motorista vê o sinal (semáforo) ficar vermelho e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante de valor 3,0 m/s2. O bloco não escorrega. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria é 0,40. Adote g = 10 m/s2.

a) Qual a intensidade da força de atrito que a carroceria aplica sobre o bloco, durante a desaceleração?

b) Qual é a máxima desaceleração que o caminhão pode ter para o bloco não escorregar?

Testes:

03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Um bloco de madeira pesa 2,0 . 103N. Para deslocá-lo sobre uma mesa horizontal, com velocidade constante, é necessário aplicar uma força horizontal de intensidade 1,0 . 102N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa vale:

a) 5,0 . 10-2

b) 1,0 . 10-1

c) 2,0 . 10-3

d) 2,5 . 10-1

e) 5,0 . 10-1

04. (UNIFOR) Um bloco de massa 20 kg é puxado horizontalmente por um barbante. O coeficiente de atrito entre o bloco e o plano horizontal de apoio é 0,25. Adota-se g = 10 m/s2. Sabendo que o bloco tem aceleração de módulo igual a 2,0 m/s2, concluímos que a força de atração no barbante tem intensidade igual a:

a) 40N

b) 50N

c) 60N

d) 70N

e) 90N

05. No asfalto seco de nossas estradas o coeficiente de atrito estático entre o chão e os pneus novos de um carro vale 0,80. Considere um carro com tração apenas nas rodas dianteiras. Para este carro em movimento, em uma estrada plana e horizontal, 60% do peso total (carro + passageiros) está distribuído nas rodas dianteiras. Sendo g = 10m/s2 e não considerando o efeito do ar, a máxima aceleração que a força de atrito pode proporcionar ao carro é de:

a) 10 m/s2

b) 8,0 m/s2

c) 6,0 m/s2

d) 4,8 m/s2

e) 0,48 m/s2

06. Nos dois esquemas da figura temos dois blocos idênticos A e B sobre um plano horizontal com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com