TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Eletromagnetismo

Artigo: Fisica Eletromagnetismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

1) Carga elétrica pode ser definida como uma característica intrínseca de algumas partículas, o que é uma definição muito simples para o seu significado, pois não se consegue dizer exatamente o que é a carga elétrica, apenas pode-se descrever seu comportamento e suas propriedades.

As principais propriedades da Carga elétrica são:

1 – Existem dois tipos de carga, a positiva (+) e a negativa (-), onde duas cargas positivas se repelem e duas cargas negativas também se repelem, existindo uma atração mútua entre uma carga positiva e uma carga negativa.

2 – Princípio da conservação da carga elétrica: em qualquer processo no qual um corpo é carregado, a carga elétrica não pode ser criada nem destruída, ela é meramente transferida de um corpo a outro.

3 – Princípio da quantização da carga: a carga elétrica é formada por múltiplos de uma carga elementar, ou seja, nenhuma carga elétrica pode ser dividida em uma quantidade menor do que a carga de um elétron ou de um próton.

4 – Condutores e isolantes: Um condutor permite que ocorra o movimento de cargas elétricas através dele, enquanto um isolante não o faz.

5 – Indução: técnica na qual um bastão de plástico, por exemplo, pode produzir uma carga com sinal contrário em outro corpo sem que haja perda de sua própria carga.

6 – Lei de Coulomb: Em 1785, Charles Augustin Coulomb, com seus experimentos com balança de torção, observou que o módulo da força entre duas cargas era diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Expresso pela seguinte relação:

2) Explique a conservação e quantização de carga:

- Conservação de Carga elétrica: é o princípio da física que estipula que quando se carrega um objeto, não se cria carga, a carga é sempre transferida de um corpo para outro. Um exemplo é quando atritamos um bastão plástico e um pedaço de peliça, ambos inicialmente descarregados, o bastão de plástico adquiri uma carga elétrica negativa (uma vez que ele retira elétrons da peliça), e a peliça adquiri uma carga elétrica positiva com o mesmo módulo (uma vez que ela perde a mesma quantidade de elétrons fornecidos para o bastão). Portanto a carga elétrica total do sistema constituído pelos dois corpos permanece constante.

- Quantização da carga elétrica: esse princípio diz que qualquer quantidade de carga elétrica observada é sempre um múltiplo inteiro dessa unidade básica. A carga elétrica de qualquer corpo, positivo ou negativo, pode ser escrita como:

Q = n.e onde n= número inteiro positivo ou negativo, q= carga do corpo e e = carga elementar 1,6x10^-16 C

Portanto a carga elétrica de qualquer corpo macroscópico é sempre igual a zero ou a um múltiplo inteiro (positivo ou negativo) da carga elétrica do elétron.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com