TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica III

Trabalho Universitário: Fisica III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

Objetivo...................................................................................................3

Introdução Teórica....................................................................................4

Procedimento experimental.......................................................................5

Resultados e discussão..............................................................................7

Questionário…………………………………………………………………...9

Conclusão...............................................................................................11

Bibliografia..............................................................................................12

OBJETIVOS:

-Montar e estudar diversos sistemas compostos de polias.

-Determinar a vantagem mecânica destes sistemas.

-Verificar a relação entre o trabalho e energia.

MATERIAIS:

Polias;

Porta peso;

Massa aferidas;

Balança;

Base com haste;

Fita métrica;

Cordão;

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Quando empurramos ou levantamos um corpo nos vamos aplicar uma força de forma que o corpo entre em movimento ou permaneça parado dependendo da força aplicada e do peso do corpo. Segundo Serway (2004, vol. 1, pag. 181) “ O trabalho W feito por um agente exercendo uma força constante sobre um sistema é produto da componente Fcosθ da força na direção do deslocamento do ponto de aplicação da força pelo módulo Δr do deslocamento”. Um corpo em movimento significa que temos realização de trabalho e um corpo parado significa que o trabalho é nulo. O trabalho realizado por uma força também depende do ângulo de inclinação entre a força e o deslocamento, se o mesmo faz um ângulo de 90º ou 270º o trabalho é nulo, se forma um outro ângulo qualquer a o trabalho vai ser realizado.

W= F Δ.cosθ

Um corpo suspenso por uma polia tem a seu peso reduzido pela metade na hora que for aplicada uma força sobre o corpo. Então as polias têm essa função de minimizar a força aplicada sobre o objeto, a polia nesse caso é uma roda que gira em torno do seu próprio eixo e que possui uma ranhura, que dentro dela uma correia de transmissão de movimento. Existem quatro tipos de polias, a polia fixa que serve para mudar o sentido e a direção da força, a polia móvel divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente a cadernal que é configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas e a talha, configuração de várias roldanas móveis e uma roldana fixa.

Nesta pratica vai ser visto como funciona as polias, sera visto como se calcula a vantagem mecânica de uma máquina á razão entre força resistente R e força motriz F.

VM= R/F

PROCEDIMENTO 1:

Arranjo 1 ( uma polia fixa e uma polia móvel)

Foi determinado a massa da polia móvel e a partir desta, encontrou-se o peso N:p1 que obteve como resultado 0,1276 N. Utilizou-se o cordão de 2 m de comprimento, e montou-se ao arranjo conforme indicava a figura 2.2, suspendendo na polia móvel uma carga de 60 g(10 g do porta peso+ 50 g). Foi calculado também a força resistente, R (peso em Newton da carga total, inclusive porta peso), e os resultados foram anotados na tabela 2.1 e 2.2.

Suspendeu-se a extremidade livre do cordão, que prendia da polia fixa um porta peso. Acrescentou-se massa a este porta peso, e assim foi determinado a massa minima capaz de impedir a carga (suspensa na polia móvel) de descer, e assim foi anotado o valor da massa (incluindo a massa do porta peso) na coluna M1 da tabela 2.1. do mesmo modo determinou-se a massa minima do M2, capaz de fazer a carga(suspensa da polia móvel) subir. E assim anotou-se a massa na tabela 2.1, depois de ter o M1 e M2, calculou-se a média entre eles, e o valor obtido, foi anotado na tabela 2.1.

Determinou-se a força motriz F(N), em Newton da massa média. E o valor obtido foi a notado na tabela 2.1 e 2.2. calculou-se também a vantagem mecânica entre eles, e o resultado foi anotado na tabela 2.1. foi medido o comprimento D do cordão que foi puxado para fazer a carga subir a uma altura de 0,80 m, e anotou-se na tabela 2.1. calculou-se também o trabalho realizado para suspender a carga: onde W=F.D, e a energia potencial ganhado pela carga ao ser suspensa Ep=mgh=Rh, e anotou-se na tabela 2.1. Foi repetido o procedimento para outros valores de cargas indicados na tabela 2.2

PROCEDIMENTO 2:

Arranjo 2 ( duas polias fixas e duas polias móveis).

Foi determinado a massa de um conjunto de duas polias, e a partir desta, encontrou-se o peso N:p2 que se obteve como resultado 0,4207 N. Utilizou-se o cordão de 5 m de comprimento, e montou-se ao arranjo conforme indicava a figura 2.3, suspendendo nas polias móveis uma carga de 60 g (10 g do porta peso+ 50 g), Foi calculado também a força resistente, R (peso em Newton da carga total, inclusive porta peso), e os resultados foram anotados na tabela 2.3 e 2.4. Suspendeu-se na extremidade livre do cordão, que prendia da polia fixa um porta peso. Acrescentou-se massa a este porta peso, e assim foi determinado a massa minima capaz de impedir a carga (suspensa das polias móveis) de descer, e assim foi anotado o valor da massa(incluindo a massa do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com