TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica campo magnético e vetor de indução magnética

Projeto de pesquisa: Fisica campo magnético e vetor de indução magnética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Objetivo:

O objetivo desse experimento é identificar e descrever o campo magnético e o vetor de indução magnética, concluir que a variação do fluxo de indução magnética pode induzir uma corrente elétrica em um condutor e concluir que uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos.

2 - Lista de materiais:

Parte 1:

 - Um multiteste regulado para ohmímetro;

 - Um diodo (ou painel para associação de resistores).

3 - Procedimento da experiência:

Parte 1:

1 - Com o multímetro ligado, aproximamos e afastamos o imã suavemente conforme o experimento e achamos o seguinte valor da corrente elétrica: 0,16 mAh.

2 – Repetimos o procedimento descrito na pergunta 1, aproximando e afastando o imã com maior velocidade e encontramos o seguinte valor da corrente elétrica: 0,28 mAh.

3 – Relacione a direção do campo magnético do imã sobre a bobina com o sentido da corrente elétrica no interior das espiras. Faça um desenho esquemático mostrando esta relação.

Parte 2:

Com a chave liga-desliga na posição desligada, regule a tensão no gerador para 5,0 V. Dependure o ímã no gancho duplo em “V” com um pequeno pedaço de cordão, na frente das bobinas, afastado uns dois centímetros das mesmas e de frente para elas.

4 – Aproxime o imã perpendicularmente à bobina e coloque a chave na posição direta (para baixo). Observe e descreva o fenômeno acontecido.

R: A polaridade sul do imã foi atraída pela polaridade norte da bobina.

5 – Inverta a posição da chave (indireta, para cima) e descreva o fenômeno observado.

R: A polaridade norte do imã foi atraída pela polaridade sul da bobina.

6 – Para os fenômenos observados nas perguntas 4 e 5, diga a relação da força magnética que atua sobre o imã com o sentido da corrente elétrica que passa pela bobina. R: Que sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem.

5 – Conclusões:

Podemos, por meio da Lei de Lenz, determinar a polaridade de um imã desconhecido ou o sentido de condução de uma corrente induzida em um circuito. Podemos também comprovar a Lei de Faraday que quanto maior a taxa de variação do fluxo de indução magnético, maior será a corrente induzida no circuito e que dois imãs juntos só induzirão correntes de valor apreciável se estiverem repelindo-se mutuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com