TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Energia

Casos: Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Fontes de Energia

No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global no Brasil e no mundo, a mudança na característica energética deve ser feita. Fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas a fim de renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas:

- Fontes renováveis

Recurso que não é limitado e nessa categoria são destacados os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica e outras. Apesar disso, essas fontes energéticas podem causar impactos ao meio ambiente.

-Fontes não renováveis

Recurso natural que não se renova e que pode acabar e o esgotamento de cada um deles pode ser em pequeno ou a longo prazo. Seus principais representantes são o petróleo, carvão, urânio e outros. Geralmente produzem gases poluentes que podem ser provenientes de veículos, oleodutos, vazamento em navios, dentre outros.

Fontes primárias de energia são aquelas que ocorrem da natureza como os combustíveis fósseis, água, vento e radiação solar. Já as fontes secundárias são obtidas a partir das fontes primárias, por exemplo: do petróleo é retirada a gasolina e o gasóleo.

Energia Hidrelétrica

É uma forma de obter energia por meio do potencial hidráulico de um rio, sendo que é necessária a construção de usinas com elevado nível de água. A água passa pelas tubulações da usina com bastante força e velocidade e movimentam as turbinas. No processo, a energia potencial ( energia da água) se transforma em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas já estão ligadas a um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Turbinas: energia que pode ser fornecida por unidade de tempo.

Gerador: um dispositivo que utiliza a indução eletromagnética (Veja informações sobre eletromagnetismo). É uma espira em forma de retângulo que fica imersa em um campo magnético e gira em torno de um eixo. Quando a expira gira,surge uma corrente induzida periódica.

Elas preferencialmente são construídas em locais afastados, o que eleva o valor da energia que tem que ser transmitida para as cidades. As hidrelétricas possuem uma boa eficiência energética - por volta de 95%. Os países que mais possuem potencial elétrico são o Canadá, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Rússia e China. No Brasil, mais de 90% da energia elétrica é proveniente de usinas elétricas e é no Brasil que está localizada a usina de Itaipu, que atualmente é a maior do mundo.

É uma fonte renovável de energia e não emite poluente; entretanto, causa impactos ambientais e sociais, pois a inundação de áreas para a construção gera problemas com a retirada da população ribeirinha e agricultores da região. Além disso, o represamento de água destrói a vegetação natural, causa assoreamento do leito dos rios, problemas para a fauna e flora do local, extinção de peixes, desmoronamento das margens e transmissão de doenças.

Fontes de Energia mais utilizadas no Brasil

No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com