TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Calorimetria

Dissertações: Fundamentos Da Calorimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  426 Visualizações

Fundamentos da Calorimetria

A.Montanari

Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG

Email: anna.montanari@hotmail.com

Resumo

Este trabalho teve como objetivo calcular o calor específico da água, bem como a capacidade térmica do calorímetro utilizado por meio do método gráfico dos mínimos quadrados associado a conceitos gerais da calorimetria. A metodologia utilizada foi a do aquecimento de água contida em um calorímetro por meio de correntes elétricas fornecidas por uma fonte. Como resultado obtido, tendo um nível de confiança de 90% com quatro graus de liberdade foram que a capacidade térmica do calorímetro encontrada foi de (4,2 ±0,5) x 10 J. e o calor específico da água encontrado foi de (4,3±0,4) x J..

1. Introdução

O contato entre dois ou mais corpos produzem nestes uma certa variação de temperatura, que é resultado da transferência de energia que ocorre de um para outro. É denominado fluxo de calor quando essa transferência decorre única e exclusivamente da variação de temperatura, e é chamada de calor toda essa energia em trânsito. [1] Neste trabalho será estudada a transferência de calor de uma fonte geradora de energia para a água contida em um calorímetro.

2. Modelo

A partir dos conceitos apresentado anteriormente, capacidade térmica pode ser definida como quantidade de energia que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura entre em equilíbrio com a superfície de contato

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com