TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Fundamentos Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------- 3

DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------------ 4

CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------------ 7

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------- 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto pelos professores1 do curso de Bacharelado em Administração, 1º semestre da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como forma de avaliação individual com o objetivo a reflexão teórica contextualização pela a realidade tratada nas disciplinas do semestre por meio de uma produção textual dos assuntos relacionados à Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade.

O mercado está cada vez mais concorrido, as empresas estão priorizando informações econômicas apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Por esse motivo a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio são temas recorrentes e que afetam diretamente o desenvolvimento da empresa. Além disso, as informações estatísticas também apresentam uma ferramenta eficaz quando bem utilizada na gestão

empresarial. Diante dessas características do novo cenário econômico, os valores e costumes se alteram na organização social e, também, nos modelos de gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para a conquista de consumidores.

Diante dessa análise, pôde – se entender como colocar em prática os conteúdos abordados neste semestre e compreender o quanto é importante para o administrador de empresas, ampliarem os seus horizontes de estudo em várias áreas de conhecimento. Galgar conhecimento é está cada vez mais preparado para enfrentar e superar os desafios que envolvem administração no mercado atual.

DESENVOLVIMENTO

A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Tem como conceito: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.Uma das vertentes que se deve levar em consideração para

o bom desempenho do administrador no âmbito econômico é a Macroeconomia e Microeconomia. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais: inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais antigos e abrangentes. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. A fim de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.

A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.

Ainda assim existem métodos quantitativos que são aplicados à gestão empresarial composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões: Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

E as técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da

amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogêneos, isso porque não há critérios de separação do grupo. E amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com