TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Hidrostática E Calorimetria

Casos: Fundamentos De Hidrostática E Calorimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS HIDROSTÁTICA

E

CALORIMETRIA

Aluno: __________________________________ Ra: _____________________________

Engenharia _____________________________

Aluno: __________________________________ Ra: _____________________________

Engenharia _____________________________

Aluno: __________________________________ Ra: _____________________________

Engenharia ____________________________

Para demonstrar na prática, temos um experimento que é capaz de nos mostrar com clareza a grandeza da densidade.

Para fazermos o experimento, precisaremos de :

Refrigerante em lata diet ;

Refrigerante em lata normal;

Recipiente grande com água

Quando a lata de refrigerante com açucar é posta dentro da água, a lata irá afundar. Porém quando a lata de refrigerante diet é posta dentro da agua, a lata irá flutuar.

Embora as latas tenham o mesmo tamanho e mesmo material, o conteúdo da lata influencia na densidade de cada uma. O refrigerante com açucar torna-se mais pesado, o que o faz afundar; e o refrigerante diet, por não ter açucar fica mais leve, o que o faz boiar

Sabe-se que é preciso uma quantidade mínima de adoçante comparada a de açúcar para adoçar o mesmo volume de líquido. Portanto, o refrigerante diet fica menos denso que a própria água, e por isso flutua.

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para entendermos como isso se dá na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?

Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o “peso” deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.

Um exemplo que nos mostra isso é a água, a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.

Para compararmos essa questão, veja a figura abaixo, na qual temos um copo com água e gelo e outro copo com uma bebida alcoólica e gelo:

fonte:googleimagens

Observe que o gelo flutua quando colocado na água e afunda quando colocado em bebidas alcoólicas. A densidade do gelo é menor que a da água ; já a densidade do álcool é menor que a densidade do gelo, por isso o gelo afunda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com