TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física: Propagação Do Som (ar, água E No vácuo).

Exames: Física: Propagação Do Som (ar, água E No vácuo).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Física: Propagação do som (ar, água e no vácuo).

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.

No ar quando você ouve algum som, é devido à vibração das moléculas que ocorrem da seguinte maneira: uma molécula vibra e passa sua vibração para a molécula vizinha, que por sua vez passa para a seguinte e assim por diante até chegar ao seu tímpano. Exemplo é um sino de igreja. Quando um sino toca, ele vibra, balançando para trás e para frente bem rapidamente. Quando o sino vai para frente, ele empurra as partículas de ar. Essas partículas de ar empurram outras partículas de ar que estão ao redor e assim por diante. Quando o sino vai para trás, ele puxa as partículas de ar que, por sua vez, puxam outras partículas de ar. Esse movimento de empurra e puxa é uma onda sonora. O sino que vibra é a perturbação original e as partículas de ar são o meio. As vibrações do sino empurram e puxam as moléculas de ar ao redor, criando uma onda sonora.

Na água ocorre também a propagação do som, e nela é mais rápida do que no meio gasoso, pois quanto maior o número de partículas o meio tiver por unidade de volume, maior será a velocidade de propagação do som. Alguns animais como a baleia conseguem comunicar emitindo sons que são audíveis a longas distâncias.

No vácuo não tem como o som se propagar, pois na Física, o vácuo é a ausência de matéria, e para o som ser transmitido ele precisa ter contato com moléculas, coisa inexistente no vácuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com