TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO INDUSTRIAL

Artigos Científicos: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  1.602 Visualizações

Página 1 de 4

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

DESENVOLVIMENTO

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos. Então, o fato da contabilidade apurar os custos de cada centro não significa que sua tarefa está concluída, pois o objetivo da contabilidade de custos é valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV.

Basicamente a empresa Holandesa Ltda, usará este esquema de trabalho na apuração dos custos:

1. Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.

  2. Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.

  3. Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração( produtos em processo) e creditada na conta de transferência de custos (no subgrupo das contas de centro de custos).

4. Posteriormente, os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.

Custos indiretos são aqueles que para serem incorporados aos produtos, precisam da utilização de algum critério de rateio, sua alocação tem que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária como, custos com supervisão, chefia e aluguel da fábrica. Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.

O custeio por absorção é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome já diz, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção ou serviço absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

Os produtos em processo são partes ou peças de um produto qualquer que são produzidas separadamente e cuja soma ou montagem resulta no produto acabado ou em outro semiacabado. Já os produtos acabados são os produtos finais ou os produtos comercializados pela sua empresa. Um produto acabado pode entrar na fabricação de outro produto acabado ou até na fórmula de um semiacabado.

UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Consideram-se unidades equivalentes de produção, toda transformação de unidades em processamento em unidades equivalentes prontas, ou seja, a dificuldade é quanto uma unidade em processamento equivale em relação uma unidade totalmente acabada.

Para saber quanto uma unidade em processamento equivale

em relação a uma unidade totalmente acabada utiliza-se o percentualdo grau deacabamento da unidade em processamento. Com a utilização do percentual de grau de acabamento é possível fazer uma equivalência entre as unidades que se encontram em processamento e essas mesmasunidades, considerando o momento em que elasestejam totalmente acabadas.

Assim, em um determinado período, o montante de unidades

equivalentes de produção corresponde ao montante de unidades em processamento convertidas em unidades prontas por meio da aplicação do grau de. De modo a estabelecer uma relação entre os custos do período e as unidades produzidas, ou

seja, de modo a podermos determinar o custo unitário da produção, recorremos ao conceito de unidades equivalentes acabamento definido.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A formação do preço de venda é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com