TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Dissertações: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1.Conceito de Orçamento 4

2.2. Orçamento Geral ..............................................................................................5/6

2.3. Orçamento Flexível .........................................................................................5/6

2.4. Pontos Positivos de Orçamento para a Gestão .............................................7/8

2.5.As questões Tributárias para o Orçamento ..................................................... 9-10

2.6.Isenção e Imunidade Tributária ......................... .......................................10/11/12

2.7. Balanço Patrimonial ............................................................ ...............................12

2.8. Demonstração do Resultado do Exercício ....................................................12-13

2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa ....................................................................13

2.10 A Comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos .............................................................................................................14

2.11 CONCLUSÃO....................................................................................................15

2.12 REFERÊNCIAS..................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido referente Gestão e Orçamento Empresarial sua relevância e aplicabilidade abordar as definições conceituais dos princípios da Contabilidade, conceito de Orçamento, Orçamento Flexível, pontos positivos do Orçamento para a gestão, as quetões tributárias para o orçamento , Isenção e Imunidade tributária, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demosntração dos Fluxos de Caixa e a Comparação do orçado com o realizado com a utilização do métodos quantitativos .

2. DESENVOLVIMENTO

Assim, é importante definir que a Contabilidade, é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerencias dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando duas modificações nos relatórios Contábeis para que os usuários das Informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

Entretanto, a Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela a administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. (Apud PADOVEZE, 2000, p. 49)

2.1- CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento é um plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado. Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais. Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.

2.2- ORÇAMENTO GERAL

O orçamento empresarial (ou orçamento geral) é elaborado geralmente para um exercício social, mas pode ser elaborado para um período menor ou maior (seis meses ou três anos, por exemplo), de acordo com a necessidade de cada empresa. O orçamento geral é composto de vários orçamentos específicos, como efetivamente ocorrem os fatos empresariais na prática. Quando da preparação do orçamento geral a empresa, se elabora um cronograma, onde são especificadas as datas e a ordem em que os orçamentos setoriais devem ser concluídos e a época em que cada um deverá ser ajustado com novos elementos. Em geral, a cronologia dos passos do processo de orçamento é fixada por diretrizes que prevêem a coordenação dos orçamentos departamentais, sua revisão geral e aprovação. A “Comissão de Orçamento” pode, a partir dai, revisar os diversos orçamentos (como por exemplo um plano de investimentos), fazer uma analise estratégica e prever eventuais mudanças. A área financeira deve acompanhar o andamento das atividades orçamentais e controlar o cumprimento dos cronogramas.

• orçamentos de vendas.

• orçamento de produção.

• orçamentos de gastos e despesas.

• orçamentos de compras e vendas.

• orçamentos de investimentos.

• orçamentos de financiamentos.

2.3 – ORÇAMENTO FLEXÍVEL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com