TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Casos: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 17

4 REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Todas as tarefas em uma empresa podem ser delegadas, menos a visão de futuro. Esta é uma tarefa exclusiva de seus criadores e dirigentes que deve ser mostrada aos colaboradores e constantemente reforçada. Quando isto é feito, instila-se uma atitude de proprietário nos colaboradores que certamente se comprometerão com o futuro da empresa.

Estabelecido este ponto, seus dirigentes poderão delegar mais, dedicando-se a cuidar do futuro da companhia, pois terão pessoas administrando o lado operacional do empreendimento.

Acompanhar os movimentos do mercado e dos concorrentes é tarefa fundamental para todos os dirigentes. A batalha pelo futuro não começa como uma batalha pela participação de mercado, mas como uma batalha pela liderança intelectual.

Muitas empresas, embora não inovadoras, acabam tendo mais sucesso que as inovadoras, pois embora copiem os produtos os oferece com maior competência e criando na mente dos seus clientes a percepção de empresa de confiável.

Há uma frase em marketing que pode ser questionada, mas que carrega consigo muita verdade: “O que impulsiona o sucesso não são fábricas, instalações, produtos e pessoas, o que impulsiona o sucesso é ocupar um lugar na mente dos clientes”.

Quem tem enormes verbas para propaganda pode seguir esta frase, quem não despõe, e maioria das empresas não dispõe, terá que estar ao lado do cliente para torná-lo verdadeira, momento em que as pessoas exercem tarefa fundamental.

Acompanhando o mercado e os movimentos dos concorrentes poderemos sempre descobrir “o que” fazer para encantá-los. Muitas empresas sabem o que fazer, porém os resultados não aparecem. Por que isso acontece? Administração tem a ver com “como”. Muitas empresas estão obcecadas pelo o “que” e esquecem o “como” fazer. Quando as pessoas não sabem “como” fazer, não conseguem produzir o “que”.

2 DESENVOLVIMENTO

Conceito de Orçamento:

Orçamento Empresarial: O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois dever estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período. Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores. Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano. Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais: top-down, ou seja, de cima para baixo, e bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou na mistura dessas duas abordagens.

O planejamento é mais básico de todas as funções gerenciais, e a habilidade como esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações.

Necessidade de flexibilidade as condições do empreendimento estão guia para ações futuras em vez de um plano rígido que deve ser seguido, despeito das mudanças circunstanciais.

Elaborar um orçamento, mais que uma tarefa matemática, é uma tarefa gerencial. Os gerentes dos departamentos devem encontrar maneiras de como trabalhar melhor em conjunto visando atingir bons resultados para a empresa, seus funcionários e clientes. Isso requer muita habilidade e criatividade nos negócios, entendimento das metas e políticas da empresa, além do conhecimento do trabalho realizado. O orçamento demonstra os resultados que um departamento deve atingir e os recursos fornecidos para atingi-los. A empresa deve procurar atingir todos os objetivos de forma direta e coordenada, e para isso é preciso, em primeiro lugar, que os orçamentos estejam os mais corretos possíveis, e também acompanhar detalhadamente o andamento de suas atividades durante o ano para verificar se tudo está dentro da meta e se necessário fazer ajustes.

Orçamento Geral:

Orçamento Geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial.

Orçamento de Vendas:

É a etapa inicial de todo o processo orçamentário e pode afetar a lucratividade da empresa. Trata-se de uma estimativa que determina quanto de um produto será vendido por determinado preço e período. Nas indústrias a natureza, qualidade e quantidade dos produtos são definidas a partir de uma estimativa de vendas, que contém o fator básico das projeções de lucros.

O orçamento de vendas é uma das fazes mais críticas e importantes por apresentar dificuldades bem acentuadas que são relacionadas com fatores como falta de estatística adequada, flutuações de mercado, sazonalidade, falta de informações detalhadas sobre planos da competição, diversidade dos produtos e reação do consumidor.

Orçamento de Produção:

Finalizada a projeção de vendas, inicia-se a elaboração do orçamento de produção que consiste na formulação do plano de produção por tipo e unidade.

É a conversão do orçamento de vendas em plano de produção, levando-se em conta diretrizes formuladas na política de estoques de produtos acabados escolhida pela empresa. A respeito da capacidade de produção, o orçamento deve considerar:

- Máxima utilização da capacidade de produção – evitar a ociosidade da capacidade produtiva.

- Máxima estabilidade da produção – prevenção que acarretam em custos adicionais e instabilidade na mão-de-obra.

Orçamento de Matérias-Primas:

O orçamento de matérias-primas contribui aos gestores do processo na avaliação física de cada tipo de matéria-prima utilizada nos diversos produtos da linha alimentícia. Além disso, proporciona uma análise mais apurada, facilitando na tomada de decisão sobre a adequação dos estoques, baseado em políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com