TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  5.363 Palavras (22 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALINNE ARAÚJO DE LIMA

Santaluz-Bahia

2013

ALINNE ARAÚJO DE LIMA

ALINNE ARAUJO DE LIMA

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho individual apresentado ao Curso Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para avaliação do 4º semestre.

Santaluz – Bahia

2013

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do orçamento empresarial como ferramenta de planejamento e controle de grande importância para fortalecimento do planejamento de uma empresa, embora seja utilizado como um instrumento de controle, ele não impõe limites, mas sim beneficia a eficácia operacional.

De forma formal ou informal toda empresa planeja e controla suas atividades administrativas e produtivas e os resultados dependerão destas ações implicando em controle, ao acompanhar a execução das atividades e comparar o desempenho efetivo com o desempenho planejado.

Nesse sentido, o uso do orçamento formaliza e sistematiza as tarefas, visando os resultados e a ação administrativa, no tempo devendo ser visto como um instrumento capaz de proporcionar à empresa uma visão bem aproximada e realista da sua situação financeira no futuro.

Além disso, o orçamento também contribui para o processo de tomada de decisão, pois antecede ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estima recursos e atribui responsabilidades para atingir os objetivos fixados.

O ato de orçar implica em planejamento, ao estabelecer com antecedência as tarefas a serem executadas, ao estimar recursos financeiros, materiais e de pessoas necessários em um determinado horizonte de tempo.

O orçamento não é utilizado apenas para prever os gastos futuros, também é utilizado para avaliar os gastos passados. É um instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados do empreendimento integrando aspectos operacionais e financeiros, servindo para fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização de recursos.

È uma forma de integrar diversas áreas da empresa, pois o orçamento reflete as táticas da empresa, norteando as tomadas de decisões dos gestores quanto às metas e objetivos que pretendem atingir ao longo do período pretendido, identificando seus objetivos a longo prazo e suas metas a curto prazo e sendo específico no estabelecimento de metas e na avaliação do comportamento relativo as elas.

Um orçamento é a expressão de um plano de ação futuro da administração para determinado período. Ele pode abranger aspectos financeiros e nãofinanceiros desses planos e funciona como um projeto para a empresa seguir no período vindouro. Os orçamentos referentes a aspectos financeiros quantificam as expectativas da administração com relação a receitas futuras, fluxo de caixa e posição financeira. Do mesmo modo que as demonstrações financeiras são elaboradas referentemente a períodos passados, podem também ser preparadas para períodos futuros. (HORNGREN, FOSTER; DATAR, 2000)

Facilitando o reconhecimento da necessidade de enxergar a empresa como um sistema de componentes interagindo que devem estar coordenados antecipando problemas e tratá-los proativamente em lugar de reativamente, sendo o orçamento um instrumento relevante para o sucesso da empresa.

Consolida-se também com o pensamento anterior, a ideia de que o orçamento somente poderá ser executado com clareza e dar o resultado esperado se todos os membros da organização estiverem envolvidos em um processo de controle de atividades, prazos, entre outros itens.

Outra questão importante é o fato de que após a execução orçamentária, a grande maioria das empresas se utilizam da comparação entre antecipado e realizado para somente assim tomarem decisões para o período que se inicia.

O orçamento registra comportamento do passado e olha para as possíveis mudanças futuras, quantificando, em termos econômicos e financeiros, as atividades da empresa, tratando-se de uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões na empresa.

Além de ser parâmetro para a avaliação dos planos, permite a apuração do resultado por área de cargo, desempenhando o papel de controle por meio dos sistemas de custos e contabilidade estando onipresente no ciclo de atividades da gestão.

Toda empresa precisa controlar seus custos e desenvolver suas receitas, para isso é que são instituídos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante e imprescindível num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios.

.Este é um instrumento de gestão indispensável para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão, dos gestores cabendo-lhe informar as macropolíticas de atuação e realizar as correções necessárias para que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização.

Toda a técnica de gerenciamento contábil tem seu ponto alto, em termos de controle, nos dados reais do orçamento, ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da corporação tendo não apenas como objetivo prever o que vai acontecer e seu posterior controle. Ponto básico e fundamental é o processo de constituir e classificar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.

As várias formas de elaboração de orçamento evoluíram acompanhando as tendências das teorias de gestão, quando bem elaborados têm a finalidade de melhorar o controle das receitas e das despesas, pelo que precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com