TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

                                           Aluno(s):

                                              Tatiane Lourdes Grassi       RA 1409020

                                              Renan Pereira de Carvalho RA 1409012

                                               POLO

                                              Unip Interativa Pimenta Bueno

                                             

                                              2014

DIMENÇÃO COMERCIAL DA GLOBALIZAÇÃO:

Na antiguidade o Comercio Internacional pouco existia.  Importação e exportação limitavam-se apenas a produtos de luxo.

Na civilização mesopotâmica o comercio exterior aumentou um pouco, chegando a estabelecer pontos comerciais fora do país. Ex: A Grécia Antiga não era mais autossuficiente em alimentos por isso os exportava, Roma como dominava o mundo negociava com países bem distantes como China e Índia. Nessa época ocorreram as Cruzadas que estimulavam o comercio internacional.

Com e expansão geográfica  do mundo o comercio exterior cresceu e passou a ser lucrativo.

O período mercantilista na Europa vai de 1500 a 1750. Nesse período cerca de 80% dos europeus eram agricultores e artesãos. Para Adam Smth o mercantilismo enriquecia o Estado. A exportação precisava ser maior que a importação para se ter beneficio com o comercio exterior, mesmo que isso acarretasse prejuízo ao povo.

 No fim do século XVIII ocorreu na Europa a I Revolução Industrial. Iniciou-se a produção com maquinas.  O crescimento da indústria acarretou a migração de camponeses para as cidades.

O trem movido a vapor trouxe facilidades ao comercio, nasceram as indústrias automobilística, as linhas de montagem, as fabricas e o surgimento de sindicatos. II Revolução Industrial.

Com o fim da II Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram a maior potenciam econômica e militar do mundo.

Fundado em 1944 o Bird tinha como objetivo dar condições de reconstrução a países devastados pela guerra. Depois atendeu países subdesenvolvidos. Hoje o Bird faz empréstimos a países a médio e longo prazo.

CONCLUSÃO:

O relatório do Bird mostra que no período de adesão do neoliberalismo a pobreza aumentou em escala internacional, isso porque se abriu mão das politicas publicas. A solidariedade entre os trabalhadores foi interrompida e a participação nos projetos do governo tornou-se prioridade.

O processo de globalização estreitou relações comerciais entre países, surgiram multinacionais que contribuíram para esse  processo.

A globalização e a liberalização como fatores de crescimento econômico não reduziram as desigualdades e a pobreza nas ultimas décadas. O intercambio entre países marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil e expandiu-se com a industrialização e ganha novas bases com as grandes indústrias e adquire mais intensidade coma modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com