TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gabriela

Seminário: Gabriela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Seminário  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

Resposta:

A Organização Racional do Trabalho (ORT) está pautada nos seguintes princípios:

1) Análise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos: Por meio desta análise, Taylor conseguiucronometrar cada movimento para execução de cada etapa da tarefa, observando os movimentos desnecessários e definindo métodos mais eficientes com o objetivo de produzir mais.

2) Estudo da Fadiga Humana: Esse estudo se baseou nas implicações do cansaço humano na produtividade do operário e chegou à conclusão de que o operário fazia alguns movimentos inúteis, comprometendo a qualidade do trabalho, contribuindo para o aumento de doenças e acidentes, reduzindo a capacidade do esforço e, por conta disso, diminuindo a produtividade e a eficiência na execução das tarefas.

3) A divisão do trabalho e especialização do operário: Com esse estudo, Taylor objetivava fracionar a tarefa em execuções simples e, ao contrario do que fazia antes, a tarefa completa, ele exerceria apenas uma parte da tarefa.Com isso, o operário passa a ser especialista numa determinada parte da tarefa, aumentando a eficiência da tarefa e padronizando a produção.

4) Desenho de cargos e salários: Buscou-se descrever cada atividade de cada operário, qual a tarefa que cada um, dentro de sua função, vai executar na linha de produção, trazendo como consequências positivas para a empresa a redução do gasto com treinamento e, mão de obra barata, a medida que a execução da tarefa era realizada com menos erros e aumento na produção.

5) Incentivos salariais – Se baseava na quantidade produzida pelos operários. Essa análise permitia que a remuneração da produção deixasse de ser igualitária, para ser proporcional à produção individual de cada um, ou seja, quem produz mais ganha mais, quem produzia menos era menos remunerado. A premiação era pautada na produção. Os operários que não ultrapassassem o tempo padrão para execução da tarefa era contemplado. Ou seja, o incentivo estava ligado a quantidade produzida, enquanto que a premiação estava ligada à eficiência no desempenho da tarefa.

6) Conceito de homo economicus – Esse conceito afirma que o homem não trabalha por que gosta, apenas é um meio de conseguir o dinheiro para a sua sobrevivência.

7) Condições de Trabalho– Esse conceito estuda a condição de trabalho ideal para o alcance dos níveis de produção desejados pela organização. Por isso, analisa-se a iluminação, ventilação, conforto visual, redução de barulhos, tudo isso não para atingir a satisfação pessoal do operário, mas para aumentar a produção e o rendimento do trabalho.

8) Padronização – Esse conceito buscou diminuir os custos, eliminar o esperdício de tempo, de movimentos desnecessários dos operários, uniformizando e aumentando a produção.

9) Supervisão funcional – Estuda a especialização no nível de supervisão e chefia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com