TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genetica

Casos: Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  3.776 Visualizações

09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

O genótipo do casal é: Homem (Ppcc) X PpCc (mulher), pois se o casal tem filhos canhotos e a mãe é destra, logo a mãe deve ser heterozigótica para essa característica. Já em relação a sensibilidade ao PTC, o casal é sensível, mas como nasceram filhos sensíveis e insensíveis , ambos são heterozigóticos.

10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

A possibilidade de ser ter um filho é de 50% (1/2), para que esse tenha visão e dentes normais a probabilidade é de 25%, pois seu pai tem o genótipo (DdMm) e sua mãe (ddmm).

Portanto, ½ x ¼= 1/8

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com