TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genetica

Ensaios: Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  6.459 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que são cromossomos e como podem ser classificados?

Os cromossomos são estruturas filamentosas localizadas no interior do núcleo das células. Os cromossomos contêm contem os genes que são os transmissores das características hereditárias. São formados por DNA e proteínas. Os cromossomos são classificados como, metacêntrico, acrocêntrico, submetacêntrico e telocêntrico.

2. Caracterize o ciclo celular humano.

O ciclo celular são dois processos opostos, divisão celular e morte celular. Regulam o número de células dos organismos vivos. A Mitose ocorre nas células somáticas, aumentando o número celular e a apoptose remove normalmente células durante o crescimento e desenvolvimento, diminuindo o número de células, bem como eliminando células danificadas por agentes mutagênicos. Mitose e apoptose são geneticamente controladas.

3. O quê você entendeu por “relógio celular”? Como se dá o controle do ciclo celular?

Relógio celular é o número de divisões que uma célula deve sofrer ou permanecer viva. É constituído por regiões cromossômicas terminais denominadas telômeros, os quais têm de centenas a milhares de repetições específicas de DNA. A cada mitose, os telômeros perdem de 50 a 200 desses nucleotídeos, encurtando gradualmente os cromossomos. Cerca de 50 divisões após, uma quantidade crítica de DNA telomérico é perdida, o que constitui um sinal para a célula

cessar a mitose. O controle do ciclo celular provém de fora e de dentro da célula. Os sinais externos a célula são os hormônios, que agem à distância, e os fatores de crescimento, que atuam mais localmente.

4. Quais os papéis da mitose e da apoptose na formação do indivíduo e durante toda a sua vida?

A mitose garante o crescimento dos organismos e a reposição de células mortas. Assim o material genético, constituído de DNA e contido nos cromossomos é transmitido de modo constante de uma célula para suas descendentes. A Apoptose garante que sejam removidas as células durante o crescimento e o desenvolvimento, diminuindo o número de células, bem como eliminando células danificadas por agentes mutagênicos.

5. Quais são as fases da mitose? Descreva-as sucintamente, salientando seus aspectos genéticos.

Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. A prófase inicia-se pela condensação da cromatina dos cromossomos dos eucariotos. Os cromossomos tornam-se gradativamente mais curtos e espessos, sendo claramente visíveis no final da prófase. A Metáfase é a fase onde os cromossomos atingem o máximo de condensação. A Anáfase é quando o centrômetro de cada cromossomo divide-se longitudinalmente, e as cromátides- irmãs, agora chamadas de cromossomos-filhos, vão se separando e dirigindo para os pólos da célula. A Telófase é a última fase da mitose , após os dois conjuntos

cromossômicos atingirem os pólos opostos da célula, apresentam-se descondessados, as fibras do fuso se desintegram e a tubulina fica armazenada na célula.

6. Qual é a finalidade da meiose e quais são suas fases? Descreva brevemente a prófase I, enfatizando seus aspectos genéticos.

Na meiose, ocorre uma divisão cromossômatica para duas divisões celulares: a Meiose I, divida entre as fases meiose I, prófase I, Metáfase I, Anáfase I e telófase I, onde os cromossomos são divididos em duas cromátides, mas os seus centrômetros não, e a meiose II, que é dividida entre as fases: meiose II, prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, que é muito semelhante à mitose, porém os cromossomos estão em número haploide.

É a fase mais longa da meiose e onde ocorre fenômenos da maior importância biológica. Ela é subdivida em cinco subfases ou estágios: leptóteno, zigóteno, Paquíteno, diplóteno e diacinese. Nesta subfase os cromossomos, já replicados, iniciam sua condensação meiótica e aparecem como filamentos longos e delgados.

7. Descreva as demais fases das meioses I e II. Cite as diferenças entre ambas divisões.

Prófase II: Nesta fase, cada cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero, dispõe-se noplano equatorial da célula, prendendo-se ao fuso por meio do centrômetro.

A principal diferença entre as metáfases I e II é que, nestá última,

os cromossomos estão duplicados, mas em número haploide, quanto na metáfase I eles também estão duplicados, mas dispostos aos pares, na placa equatorial da célula.

Metáfase I: Aqui os cromossomos continuam a espiralizar-se e a condensar-se. A membrana nuclear inciaa sua desintegração e as fibrilas do fuso acromático começam a aparecer, ligando-se aos cinetócoros dos cromossomos.

Metáfase II: Nesta fase, cada cromossomo, constituído por duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero, dispõe-se no plano equatorial da célula, predendo-se ao fuso por meio do centrômero.

A principal diferença entre as metáfases I e II é que, nesta última, os cromossomos estão duplicados em número haploide, quanto na metáfase I eles também estão duplicados, mas dispostos aos pares, na placa equatorial da célula.

Anáfase I: Durante esta fase, os cromossomos homólogos separam-se um do outro, diringindo-se para os pólos opostos da célula.

Anáfase II: Agora há divisão dos centrômetros e as cromátides-irmãs de cada cromossomo migram para as extremidades celulares.

A principal diferença entre Anáfases I e II é que na primeira os cromossomos estão em número haplíde, mas duplicados, enquanto na segunda eles estão em número haploide, cada um constituído apenas por uma cromátide.

Telófase I: Quando os cromossomos chegam aos pólos da célula, a membrana nuclear é reconstituída. Os cromossomos não se

descontraem completamente, havendo um número haploide deles em cada extremidade da célula. Cada cromossomo, porém, mantém-se constituído por duas cromátides.

Telófase II: Durante esta fase, os cromossomos já estão nos pólos celulares, formando-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto haploide.

Ao fim da Mitóse II, a meiose está completa, resultando quatro novas células haploides; assim, o núcleo de cada célula contém um quarto do material cromossômico presente no início do processo meiótico.

8. Quais as principais diferenças entre a mitose e a meiose?

A Mitose ocorre nas células somáticas e a Meiose nas células germinativas. A Mitose, possuí uma divisão cromossômica e uma divisão citoplasmática e a meiose, uma divisão cromossômica e duas divisões citoplasmáticas. A mitose resulta em duas células-filhas com 2n cromossomos e a meiose resultam em quatro célula-filhas com n cromossomos. A mitose resulta em células-filhas geneticamente idênticas à célula-mãe e a meiose resulta em células-filhas geneticamente diferentes da célula-mãe. A mitose ocorre em todas as fases da vida e a meiose ocorre no período reprodutivo, após a maturidade sexual. A mitose não introduz variabilidade na espécie e a meiose introduz variabilidade na espécie. A mitose não possuí pareamento cromossômico e a meiose possuí pareamento cromossômico. A Mitose não possuí crossing-over e a meiose

possuí crossing-over. Na mitose não se formam bivalentes e na meiose formam-se bivalentes. Na mitose só ocorre a separação das cromátides-irmãs e na meiose ocorre separação dos cromossomos homólogos e separação das cromátides-irmãs. A mitose tem como finalidade crescimento e regeneração celular e a meiose tem como finalidade formação de gametas.

9. Caracterize a espermatogênese e a ovulogênese, apontando suas principais diferenças.

A espermatogênese ocorre no testículos, no inicio da puberdade. Não possuí período de latência. Tem duração entre 64 a 72 dias. Ocorre durante 14 a 70 anos de vida. Seu número de células funcionais resultantes são quatro. Produz de 100 a 200 milhões de gametas no adulto. Tem como consequência genética o acumulo de mutações, dada a repetição frequente do processo. A ovulogênese ocorre nos ovários com inicio a partir do terceiro mês de vida pré-natal. Seu período de latência é dictióteno. Seu tempo de duração começa a partir do terceiro mês de vida pré-natal. Ocorre na vida durante 12 a 50 anos. Possuí apenas uma célula funcional resultante e um 1 óvulo por período menstrual. Suas consequências genéticas são problemas relacionados com a divisão celular.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »