TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Casos: Geologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS – N2 SOLOS – 2014F

FÁBIO LUIZ DEVIDE – RA 210142017

PORTFÓLIO DE GEOLOGIA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

FÁBIO LUIZ DEVIDE

PORTFÓLIO DE GEOLOGIA

Trabalho apresentado ao Curso Construção de Edifícios da Faculdade ENIAC para a disciplina Geologia.

Profª. Kalina Dias

Guarulhos

2014

Respostas

............................................................................................................

1) Dolinas – Também conhecidas como sumidoro, a depressão circular que ocorre em relevo cárstico. Em inglês são conhecidas como “Sinkroles”, são eventos geológicos que proporcionam grande depressão no solo, atingindo centenas de metros de diâmetro e dezenas de metros de profundidade.

A interferência humana ao proporcionar o deslocamento de fluxo de água e a ação de tubulações rompidas podem promover a dissolução do solo e proporcionar que o material acima ceda e desmorone para as profundezas de maneira abrupta.

As formas mais comuns são:

Dolinas de Dissolução: Forma-se tipicamente em uma fratura ou falha na rocha calcária no leito de água, onde a pedra calcária é exposta ou fechada na superfície.

Dolina de colapso: é causado pelo desabamento do teto de uma caverna.

Dolina Aluvial: o rebaixamento do piso se dá por carreamento do solo.

Dolina de colapso devido a carste subjacente: Difere – se da dolina de colapso pelo fato de que a camada de rochas carbanáticas subjancetes a uma camada de outra litologia que também entra em colapso.

Um dos casos mais conhecidos e também sendo considerado como a maior dolina da América do Sul, citamos a Dolina Buraco das Araras – Mato Grosso do Sul. Possui aproximandamente 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmentro e 500 metros de circunferência. Com a dissolução das rochas calcárias e o rebaixamento do aquífero freático, o bloco de arenito sofreu colápso, desmoronando e formando a dolina.

2) Erosão Marinha – A praia do Icaraí que fica no Ceará que já foi uma das mais movimentadas passa a maior parte do tempo deserta há pelo menos 3 anos.

A causa principal é em decorrrencia dos estragos causados pelo avanço do mar. As erosões já destruiram a maioria das barracas e agora ameaça a estrutura das casas e condomínios. A prefeitura local construiu em 2010 barreiras de concretos porém o mar de lá pra cá, essas barreiras já foram destruidas 3 vezes pelo mar. O Ministério público Federal exigui medidas urgentes para a prefeitura, que informou que já investiu mais de 8 milhões de reais nessa obra de contenção.

A erosão marinha corresponde ao conjunto de processos responsáveis pelo transporte e deposição de sedimentos na linha de costa, proporcionado pela ação das ondas, marés e correntes marítimas.

As águas do mar atuam como modificadores de relevo de duas maneiras ora construindo ora destruindo.

A construção denomina –se acumulação marinha, formando cordões arenosos paralelos a costa e os tômbolos.

Quando destrutívo, os maiores exemplos são as falésias resultado da abrasão marinha.

A erosão costeira é um fenômeno mundial que deve ser identificar nas próximas décadas em decorrência da continuidade e aceleração da elevação do nível relativo do mar.

3 – Escorregamentos – Em 01/01/2010 após escorregamento no Morro da Carioca em Angra, soterra pousada causando 7 mortes.

Sua localização era a praia do Bananal, na Ilha Grande. Ela ficava na área abriagada da baía, o que garante águas calmas aos banhistas.

O escorregamento de terra ou movimento de massa corresponde ao despreendimento e transporte de solo e /ou material rochoso abaixo.

È um processo que faz parte da dinâmica natural de transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com