TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Plana

Dissertações: Geometria Plana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  6.184 Palavras (25 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 25

Estudos sobre Geometria Plana

Almir Campos

Reta, semirreta e segmento de reta.

Definições.

a) Segmentos congruentes. Dois segmentos são congruentes se têm a mesma medida.

b) Ponto médio de um segmento. Um ponto P é ponto médio do segmento AB se pertence ao

segmento e divide AB em dois segmentos congruentes.

c) Mediatriz de um segmento. É a reta perpendicular ao segmento no seu ponto médio

II) Ângulo.

Definições.

a) Ângulo é a região plana limitada por duas semirretas de mesma origem.

b) Ângulos congruentes. Dois ângulos são ditos congruentes se têm a mesma medida.

c) Bissetriz de um ângulo. É a semirreta de origem no vértice do ângulo que divide

esse ângulo em dois ângulos congruentes.

Unidades de medida de ângulo.

Classificação dos ângulos.

Definições.

a) Ângulos complementares. É o par de ângulos cuja soma das medidas é 90º.

b) Ângulos suplementares. É o par de ângulos cuja

Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras

André Cauduro D'Angelo; Heleno Schneider; Juliano Aita Larán

________________________________________

RESUMO

O marketing de relacionamento é uma filosofia empresarial que prevê a construção e a manutenção de relacionamentos individuais com os clientes, vislumbrando um horizonte de longo prazo. Seja em mercados corporativos, seja naqueles voltados ao consumidor final, sua adoção demanda o engajamento da organização em uma postura cultural, estratégica e operacional que se coadune com seus princípios. Este artigo descreve e analisa a postura de grandes empresas brasileiras para desenvolver relacionamentos com consumidores finais, tomando como ponto de partida as prescrições da literatura dominante a respeito do tema. Os resultados, obtidos a partir de 19 entrevistas de profundidade, indicam que as empresas enfrentam dificuldades em todas as instâncias do marketing de relacionamento. Apesar de demonstrarem consciência de sua importância, não foram capazes ainda de inseri-lo na cultura e na estratégia organizacionais, depositando maior atenção às ferramentas operacionais. O artigo analisa as possíveis causas dessas dificuldades e sugere uma reflexão acerca de pertinência da produção acadêmica predominante nesse campo do Marketing.

Palavras-chave: marketing de relacionamento; cultura organizacional; estratégia; operação.

________________________________________

ABSTRACT

Relationship marketing is a corporative philosophy that aims at building and keeping long-term individual relationships with clients. In corporative and customer markets it demands cultural, strategic and operational actions aligned with its principles. This article describes and analyzes how big Brazilian companies are developing relationships with final customers vis-à-vis the theory-in-use recommendations. The results - obtained through 19 in-depth interviews - indicate that companies use relationship marketing in a partial way, having difficulties in all of its dimensions. Despite the fact that companies are aware of its importance, they are not able to insert relationship marketing into their organizational culture and strategy, putting more importance on operational tools. The article analyses the possible causes for the identified gaps, and suggests reviewing the relevance of the theory-in-use of this Marketing field.

Key words: relationship marketing; organizational culture; strategy; operation.

________________________________________

INTRODUÇÃO

O marketing de relacionamento emergiu, nas últimas duas décadas, como um dos mais promissores campos de investigação do Marketing. Ao mesmo tempo, tornou-se alvo de grande interesse gerencial, visto que suas práticas têm por objetivo conduzir as empresas a melhores resultados por meio do desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo.

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a postura das grandes empresas brasileiras para a criação e sustentação de relacionamentos com consumidores finais, em face das prescrições da literatura dominante a respeito do tema. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, composto de entrevistas de profundidade com 19 das maiores empresas brasileiras de quatro ramos de atividade.

Parcela significativa da importância deste artigo reside no fato de que investigações sobre marketing de relacionamento em mercados de consumo final são menos comuns do que aquelas voltadas ao mercado corporativo, a despeito da crescente importância que o conceito vem assumindo junto a executivos dos chamados setores B2C (business-to-consumer). Além disso, o artigo tem como contribuição propor-se a analisar as ações empresariais, tendo como referencial a abordagem acadêmica dominante sobre marketing de relacionamento, promovendo a análise das práticas gerenciais vigentes e endereçando uma reflexão sobre a própria produção teórica desse campo do Marketing.

A estrutura do artigo é a que segue: inicia-se pela fundamentação teórica referente a marketing de relacionamento, apresenta-se o método de pesquisa utilizado e os resultados do estudo. A seguir, provê-se uma discussão dos resultados e sugerem-se investigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com