TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador

Seminário: Gerador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia:

Para produção do gerador eólico desenvolvemos um total de três projetos, todos com a mesma finalidade gerar energia elétrica a partir da energia cinética dos ventos. Estes três projetos tem estruturas semelhantes, onde estes utilizam a lei de Faraday como principio de funcionamento ou seja a rotação gerada pelo vento gera campo magnético e energia elétrica. Os três possíveis projetos se organizam dessa forma:

Projeto 01: Primeiramente criar uma estrutura de suporte para a hélice e o imã. Este suporte sera feito com um material isolante de preferencia madeira. A hélice terá eixo de rotação horizontal, pois este funcionara como um cata-vento recebendo o vento perpendicularmente, fazendo com que esta se movimente de acordo com a aerodinâmica de suas hélices, também preferimos este eixo pois o vento gerado para mostragem sera artificial controlado pelos componentes do grupo e o eixo horizontal tem uma maior facilidade para criar velocidade constante com vento unidirecionais. Dentro do suporte se encontra dois imãs

um em cada lateral do recipiente, com o intuito de gerar um campo magnético entre os polos dos imãs. A bobina se situa dentro da caixa anexada ao eixo de rotação da hélice pois para que a energia seja gerada é necessário que ocorra geração de corrente explicada pela regra da mão direita e no final deste eixo se encontra um LED (light-emitting diode). A geração de energia sera comprovada caso o LED se acenda.

Projeto 02 : Este projeto tem como principal peça o dínamo, onde este geralmente utilizado em bicicletas para aproveitar a rotação gerada pela roda da bicicleta, funciona de forma semelhante no gerador, diferenciando o meio de adquirir a energia cinética .Também teremos que fazer um suporte para colocar o dínamo e a hélice ,porem estes não vão se situar no mesmo eixo mas sim em eixos diferentes,encaixando uma engrenagem no dínamo e uma maior na hélice . Essa destribação ocorre pois quanto maior a distancia do eixo de rotação maior sera o momento de força gerado para o dínamo facilitando a geração de energia. O suporte também sera feito com material isolante da mesma forma que o projeto 01, porem com diferentes proporções pois se tratam de diferentes estruturas.

Projeto 03 : Praticamente igual ao Projeto 02 porem com uma mudança na peça principal onde não mais sera utilizado um dínamo mas sim um ventilador para computadores. Nesse processo vamos desmontar o ventilador retirar os cabos de alimentação deste e retirar o circuito da base plastica do ventilador para poder ligar outros dois cabos na base dele pois de la é gerada a energia elétrica produzida pelas hélices.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com