TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geradores

Projeto de pesquisa: Geradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

A crise energética brasileira gerou discussões quanto à disponibilidade e oferta de recursos energéticos. Várias propostas foram debatidas e o governo adotou medidas emergenciais de investimento no setor elétrico para conter a falta de oferta em algumas regiões do Brasil. Um dos setores da indústria que destacou neste período foi a produção de grupos geradores pois, para atingir as metas de racionamento sem prejudicar a produção, as indústrias recorreram a eles para fugirem do mercado spot.

O principal combustível utilizado para a geração de eletricidade ainda é o óleo diesel, subsidiado pelo governo. Os motores movidos a diesel ganham vantagem por terem um menor consumo de combustível e grande durabilidade sendo presente no transporte (75%), no setor agropecuário (16%) e na geração de energia elétrica (5%). Porém estes equipamentos destacam-se pela depleção das reservas de combustível de origem fóssil e os efeitos ambientais negativos do consumo, contribuindo de maneira considerável para as emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado (cerca de 0,002% da massa de combustível injetada no cilindro é expelida nos gases de escape sob a forma de fuligem).

Por conta disso vários países têm investido em pesquisas que visam à substituição do óleo diesel pelo biodiesel, dentre eles a Alemanha, que já produz biodiesel a custos igualitários ao óleo diesel. No Brasil existem centros de pesquisa que estudam a viabilidade de produção do biodiesel. O PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel) é um programa interministerial do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica como economicamente, a produção e uso do Biodiesel.

A Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, estabelece a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor em qualquer parte do território nacional. Esse percentual obrigatório será de 5% oito anos após a publicação da referida lei, havendo um percentual obrigatório intermediário de 2% três anos após a publicação da mesma.

2. O BIODIESEL

O Biodiesel (éster de ácidos graxos) é um substituto do diesel, de combustão mais limpa, feito de fontes naturais renováveis tais como óleos vegetais e animais, obtido através do processo químico de transesterificação. Assim como o diesel mineral, o biodiesel opera em motores de combustão-ignição. Pode ser usado como um substituto, mistura ou aditivo ao óleo diesel. Misturas de até 20% de biodiesel (a 80% de diesel convencional) podem ser usadas em praticamente qualquer equipamento diesel e são compatíveis com a maioria dos equipamentos de armazenamento e distribuição. Tais misturas (20% ou menos) não requerem nenhuma modificação de motor e podem proporcionar performances próximas às do diesel. Misturas mais elevadas, ou até o biodiesel puro (B100), podem ser usadas em muitos motores com pequenas alterações, posto que as propriedades físicas do biodiesel são muito semelhantes às do diesel.

A combustão de cada litro de biodiesel libera cerca de 1,1 a 1,2 vezes a quantidade de CO2 liberada na atmosfera por um litro de diesel convencional (PETERSON E HUSTRULID, 1998 apud KUSEC, 2004). Todavia, diferentemente do combustível fóssil, o CO2 liberado na queima do biodiesel é reciclado por absorção durante o crescimento das oleaginosas (fotossíntese). Assim, a produção do biodiesel está inserida em um processo cíclico que auxilia na minimização do efeito estufa, pois há equilíbrio entre a massa de carbono fixada e aquela liberada ou dispersa na atmosfera. Para cada quilograma de diesel não usado, um equivalente a 3,11 kg de CO2, mais um adicional de 15 a 20% referente à sua energia de produção, deixará de ser produzido. Foi também estimado que a redução máxima na produção de CO2, devido ao uso global de biodiesel, será de aproximadamente 113-136 bilhões de kg por ano (EPA, 2002 apud KUSEC, 2004).

2.1. As Vantagens do Biodiesel

O biodiesel é constituído por ”carbono zero”, ou seja, praticamente iguala a massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas. As emissões de gases poluentes, tais como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), compostos poliaromáticos (CPAs) de alto potencial carcinogênico, materiais particulados (MP), óxidos de enxofre (SOx) e CO2, são bem menores para o biodiesel em comparação ao petrodiesel, demonstrando que o uso deste gera benefícios para o meio ambiente. Além de reduzir a poluição ambiental, gera alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas, promovendo a inclusão social e contribuição para a geração de empregos no setor primário.

Por ser um combustível renovável, o biodiesel permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel (com o uso do B2 será substituído cerca 760 milhões de m³/ano de diesel e a utilização de B10 permitiria a substituição total do diesel importado).

Há que se considerar ainda uma vantagem estratégica que a maioria dos países importadores de petróleo vem inserindo em suas prioridades: trata-se da redução da dependência das importações de petróleo, a chamada “petrodependência”. Deve-se enfatizar também que a introdução do biodiesel aumentará a participação de fontes limpas e renováveis em nossa matriz energética, somando-se principalmente à hidroeletricidade e ao álcool e colocando o Brasil numa posição ainda mais privilegiada nesse aspecto no cenário internacional.

Em médio prazo, o biodiesel pode tornar-se importante fonte de divisas para o País, somando-se ao álcool como fonte de energia renovável que o Brasil pode e deve oferecer.

2.2. As Desvantagens

A divulgação das desvantagens do biodiesel raramente acontece, o que de certa forma é compreensível, já que todos estão buscando o crescimento deste no Brasil. Porém elas existem!

Em regiões de clima muito frio, por exemplo, a viscosidade do biodiesel aumenta bastante e, assim como o diesel, podem ocorrer formações de pequenos cristais, que se unem e impedem o bom funcionamento do motor. Há também um ligeiro aumento das Emissões de NOx. O óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso de B100. Nos motores que sempre usaram diesel, pode ocorrer, nos primeiros abastecimentos com biodiesel, a liberação de sujeiras e resíduos acumulados no tanque. Assim, é recomendada uma limpeza do tanque de combustível a troca do filtro: quando iniciar o uso do biodiesel e quando completar 100 horas de uso. Nos motores de ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com