TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento estratégico de custos

Tese: Gerenciamento estratégico de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

Gerenciamento Estratégico de Custos

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Carlos de Oliveira

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Rossana Vasques

Faculdade Anhanguera de Jacareí

.

Ciências Contábeis - 6ª Série - Gerenciamento Estratégico de Custos

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as

etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:  Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.  Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.  Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.  Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.

Produção Acadêmica

 

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Relatório final com Plano Orçamentário na Etapa 4.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco componentes, sob a orientação do tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão

entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronização (Word)

O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parâmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do tutor a distância da disciplina;

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Rossana Vasques

Carlos de Oliveira

Ciências Contábeis - 6ª Série - Gerenciamento Estratégico de Custos

Pág. 3 de 3

cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

O desafio consiste em levar o aluno a elaborar e resolver um Estudo de Caso que abrange os principais conceitos aplicados à área de custos e as informações necessárias para a construção de um Plano Orçamentário, com enfoque na estratégia, na operação e no controle, abordando os temas centrais ligados à controladoria e sistemas de custeio, tais como: valor da empresa, custo da produção, planejamento das vendas futuras,

determinação do ponto de equilíbrio operacional e da margem de contribuição. Este desafio é importante para os alunos identificarem os custos como relevante elemento estratégico para a gestão das organizações.

Objetivo do Desafio

Elaboração de um Plano Orçamentário.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda a necessidade de obtenção das noções básicas das Demonstrações Contábeis – Balanço Patrimonial e DRE, e dos conceitos básicos aplicados para a apropriação dos custos dos bens fabricados. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual) Ler, no livro indicado a seguir, o Capítulo 4 - Algumas Classificações e Nomenclaturas de Custos e o Capítulo 5 - Esquema Básico da Contabilidade de Custos. O aluno poderá também consultar o livro-texto da disciplina ou outros livros equivalentes, disponíveis na biblioteca do Polo de Presencial —, para compreender o significado das terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e qual o esquema básico aplicado aos custos de uma empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com