TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência Da Informação

Dissertações: Gerência Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

I - Dê um conceito de IC Inteligência Competitiva

Processo de coleta, analise e disseminação de informações de forma ética que melhora a tomada de decisões em uma empresa contribuindo na administração de informações externas, na medida em que lhe proporciona maior conhecimento sobre o ambiente externo e sua capacidade de concorrer com outras

II - Por que utilizar um sistema de IC?

Atualmente estamos vivendo no mundo globalizado onde a informação possui um papel fundamental e decisivo numa empresa. As rápidas mudanças estimuladas pela evolução tecnológica e pelo modelo econômico praticado globalmente cada vez mais desafiam as empresas em sua capacidade de resposta e adaptação em relação ao ambiente externo. A rapidez e a flexibilidade organizacional são indispensáveis para o desenvolvimento de uma empresa.

Para se manter competitiva no mercado a empresa deve estar sempre atenta ao monitoramento do ambiente operacional e geral que inclui o ambiente externo.

Portanto com novas exigências de um mercado globalizado e de elevada concorrência, as empresas começam a adotar a inteligência competitiva.

A inteligência competitiva auxilia na sistematização de dados, informações e analise sobre os concorrentes. Competências necessárias para explorar todos estes recursos informacionais e na identificação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos.

Desta forma a IC contribui para:

o Evitar surpresas e reduzir incertezas na tomada de decisão

o Olhar o futuro

o Prever grandes mudanças estruturais e prevenir surpresas tecnológicas

o Ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente

o Ganhar vantagem competitiva

o Melhorar o planejamento de curto e longo prazo

III - Cite uma força competitiva no ambiente de IC

Um Exemplo foi de acordo com uma reportagem da Business Week de 26 de novembro de 2001. O da Texas Instruments cuja equipe de IC descobriu a necessidade de perseguir uma aquisição antes que o rival pudesse fazê-lo, e assim protegeu o que é hoje um negocio de 100 milhões de dólares com enorme potencial de crescimento.

Um outro exemplo de ações de uma empresa brasileira para monitorar a concorrência, e aproveitar as informações dos funcionários, normalmente distantes das áreas formais de inteligência, criou-se uma “rede de inteligência cooperativa”, onde todos podem participar.

A análise das informações continua em um ambiente estratégico mas a coleta tornou-se mais abrangente - transformando cada escritório e unidade da empresa, ou seja, “cada canto do país”, em uma base de correspondentes, que observam a concorrência, os clientes e possíveis mudanças no mercado.

Outro exemplo, vindo também desta empresa, mostra que um pouco de ousadia bastou para desafiar o pensamento ortodoxo. Para gerir as ações estratégicas, a empresa desenvolveu uma rede social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com