TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orçamento Empresarial

Trabalho Universitário: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  4.793 Palavras (20 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 20

O conceito de orçamento é um projeto em detalhes dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento,enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia.

O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de R$1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas.

Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar logicamente no caso empresarial.

A maioria das empresas de grande porte e multinacionais tem entre suas responsabilidades desenvolver orçamento para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentre os períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados.

O orçamento geral consiste em um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite a administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

Podemos resumir tais conceitos: O orçamento geral retrata a estratégia da empresa e demonstra, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos,onde são observados quantitativamente as ações e políticas da empresa,relativas a determinados períodos futuros.

Orçamentos Específicos:

1-Orçamento de vendas;

2-Orçamento de produção;

3-Orçamento de matérias-primas;

4-Orçamento de mão-de-obra direta;

5-Orçamento de custos indiretos de fabricação;

6-Orçamento de custos de produção;

7-Orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas;

8-Orçamento de capital (investimentos);

9-Orçamento de aplicações financeiras e financiamentos;

10-Orçamento de caixa;

11-Orçamento de resultado;

As inovações que ocorrem nas filosofias de gestão durante as últimas décadas do século xx trouxeram mudanças ao orçamento, que acabou incorporando novos modos de alocação de recursos, por meio de direcionadores.

Quando os resultados reais são comparados com os orçados mediante o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões:

1. Enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos, nos custos reais e orçados pode haver diferenças;

2. Os valores das unidades reais e orçados de vendas e fabricação podem variar e os custos serão diferentes porque os volumes são diferentes.

O orçamento não deve ser considerado um pacote fechado, imposto de cima para baixo.

O orçamento flexível propicia e necessita de maior participação dos membros da organização.

Somente com a elevação do nível de informação é possível uma aplicação de orçamento flexível com sucesso.

Faz-se necessário a análise gerencial do que realmente variou entre o real e o orçado.

Se os gestores são responsáveis pelos custos, é essencial que tenham medidas de desempenho nas condições atuais de trabalho, e não medidas de desempenho baseadas em condições de quando o orçamento foi estimado.

Em outras palavras, esta incorreto comparar custos reais com um nível de atividade com orçamento de custos em outro nível de atividade.

O orçamento original deve ser ajustado ao nível de atividade.

Esse procedimento é chamado Orçamento flexível.

Os custos de uma empresa têm comportamento diferente diante do volume de fabricação ou do nível de atividade.

Isso é explicado pelo fato de que os custos não são todos variáveis , conforme o nível de fabricação,mas, na prática, o orçamento inclui custos fixos, semi-fixos e variáveis.

A elaboração do Orçamento Flexível sem dúvida impõe a análise dos custos nas categorias variável e fixa, para prever as despesas em diferentes níveis de atividades.

Essa não é a mesma análise como a dos custos diretos e indiretos, porque alguns custos indiretos variam com o nível de atividade e alguns diretos, talvez os salários, são fixos.

Aplicando o orçamento empresarial baseado na legislação tributária temos em mãos uma ferramenta poderosa para a redução da carga tributária, ou seja, levando em conta as alíquotas de cada regime tributário podemos sem cometer infrações fiscais ter uma queda relevante no recolhimento de alguns tributos como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Liquido).

É importante esclarecer que o orçamento empresarial voltado à gestão tributária é bem diferente da sonegação fiscal, pois se trata de ações que reduzirão a carga tributária, sem sonegar ou fraudar o fisco. Deve ser feito em conformidade com a legislação, que por ser complexa impõe a necessidade de auxílio de consultores especializados para que seja possível cumprir com todas as obrigações tributárias exigidas pelo fisco de maneira correta.

Devemos salientar que a escolha do regime tributário deve ser cautelosamente estudado, pois, conforme a legislação após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com