TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orçamento Empresarial

Tese: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

1. Orçamento.

Orçamento é definido como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício. Visa orientar o empresário, para tomar decisões no caso de sobras ou faltas de caixa, criando condições para uma melhor administração do capital de giro, no que se refere à busca de empréstimos ou nas aplicações em excesso constitui um excelente elemento de apoio gerencial financeiro.

2. Orçamento Geral.

O orçamento geral visa a garantir o maior apoio no processo de gestão, pois engloba uma visão geral sobre a empresa, auxiliando no planejamento e no controle administrativo.

3. Orçamento Flexível.

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. O seu ponto chave é a flexibilidade na sua técnica, que fornece uma base dinâmica de comparação, que destacam as variações favoráveis e, também, as desfavoráveis.

Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só nível estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois dos fatos. Mostra qual deve ser ou ter sido o custo para qualquer nível de produção, que é, em geral, expresso quer em unidades de produto, quer em horas-padrão permitidas para este nível de produção.

4. Pontos Positivos do orçamento para a Gestão.

O orçamento é indispensável no processo de gestão, pois fornece informações e dados que auxilia na tomada de decisões dentro das empresas, otimizando assim, a melhor utilização dos recursos e o melhor controle dos custos.

A gestão orçamentária se apoia em previsões, função das condições internas e externas da empresa. A partir dessas previsões, os responsáveis pela empresa recebem atribuições – programas e meios – para um período limitado em valor e quantidade. Em períodos regulares, é efetuado um confronto entre esses orçamentos e as realizações, a fim de realçar as diferenças que se verificarem. A explicação e a exploração dessas defasagens constituem o controle.

5. As questões tributárias para o Orçamento.

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

No contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com