TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orçamento Empresarial.

Exames: Gestão E Orçamento Empresarial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

11 INTRODUÇÃO 3

2 GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

2.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA 4

2.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 4

2.3 PRINCIPAIS DECISOES DE INVESTIMENTOS 5

2.4 RISCO E RETORNO 5

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 6

2.6 PONTOS POSITIVOs DO ORÇAMENTO PARA A GESTAO 7

3 NOÇOES ATUARIAS 8

3.1 CONCEITO DE ATUARIA 8

3.2 PREVIDENCIA DO BRASIL 9

3.3 DIREITO EMPRESARIAL 10

3.4 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADE SIMPLES 10

3.5 OBRIGAÇOES DOS EMPRESARIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 11

4 CONCLUSAO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a importância do orçamento e da gestão empresarial para uma empresa em tempos de economia global, este trabalho abrange teorias como o Direito com embasamentos legais e a Contabilidade propriamente dita, pois é necessário um entendimento das estruturas das Demonstrações Contábeis desenvolvidas e apresentadas.

2 GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

É sabido por todos que o princípio mais importante da gestão empresarial é o planejamento. Ele é utilizado para todo tipo de empresa, seja ela: grande ou pequena, corporações, organizações sem fins lucrativos, agências governamentais ou até mesmo para a vida particular de todas as pessoas.

As empresas pequenas ou as pessoas físicas, normalmente, desenvolvem os planejamentos informais, mas, com o crescimento das atividades econômicas, eles deixam de ser suficientes e, surge a necessidade de um planejamento formal, ou seja, planejar as metas, estratégias, diretrizes, objetivos e ações que garantam a continuidade da empresa e o aumento dos bens dos acionistas ou proprietários.

2.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA

Podemos dizer que a gestão financeira é uma das mais tradicionais áreas funcionais da gestão. A pratica da gestão financeira pode ser encontrada em qualquer organização e as quais cabem várias analise concretas, incluindo decisões e atuações que estão relacionados com os meios financeiros necessários ao ramo de atividade da empresa, assim, a função financeira integra todos os fatores ligados à captação, utilização e controle dos recursos financeiros de forma que, assim, garanta tanto a rentabilidade dos recursos nela aplicados quanto à eficácia das decisões ligadas ao futuro da empresa.

2.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Nos dias atuais, e imprescindíveis e de suma importação, que as empresas façam uso do gerenciamento e administração do caixa, pois, as mudanças são cada vez mais rápidas por causa da globalização. Denomina-se Fluxo de caixa o relatório que é alimentado com as informações financeiras atuais reais e projetado da empresa. De posse desses números, o administrador poderá decidir com antecipação o que fazer com os recursos da empresa que estão sobrando, ou, buscar antecipadamente soluções para futura falta de recurso para suprir suas obrigações. Por esse motivo, o fluxo de caixa deve ser preenchido de forma clara e objetiva, não podendo ser informados nele valores irreais ou fantasiosos.

O fluxo de caixa é um forte aliado dos gestores, pois, ele é umas das principais ferramentas de gestão financeira e estratégica, e vem cada dia mais fazendo parte do dia a dia das organizações, mediante as constantes mudanças na economia global.

2.3 PRINCIPAIS DECISOES DE INVESTIMENTOS

Quando falamos em decisões de investimos, nos referimos à destinação dos recursos financeiros da empresa para a aplicação de ativos correntes e não correntes, considerando a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos. Serve como exemplos de decisões de investimos a aplicação financeira de longo e médio prazo, participação em outras empresas, empréstimos concedidos, terrenos, move obras civis, utensílios e instalações, maquinas e ferramentas, equipamentos, veículos e muitos mais.

Depois de decidido qual investimento será feito, deve ser elaborado o projeto, viabilizando as alternativas mais favoráveis ao desenvolvimento do mesmo, que depois de aprovado pelo administrador financeiro cera___2 colocado em pratica para o alcance dos objetivos.

2.4 RISCO E RETORNO

São considerados os dois lados da moeda de qualquer investimento, e um estão proporcionalmente ligados ao outro, pois, quanto maior o desejo de retorno (lucro) maior será o risco.

São vários os fatores de risco, dependendo da situação, do que ser quer investir, e estes riscos podem ser: risco de mercado (trata-se dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista), de credito (é quando a empresa ou pessoa consegue pagar o que lhe foi emprestado ou não), de taxas de juros, de cambio externo e de países.

A relação entre risco e retorno se torna mais próxima quando se trata de investimentos, neste caso, o investidor deverá ser capaz de avaliar os riscos de cada um.

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO

São vários os tipos de orçamentos utilizados pelas empresas. Os mais comuns são:

1) Orçamento Base Zero: Este tipo de orçamento será sempre procurando garantir a eficiência, a economia e as atividades financeiras. Neste orçamento os gestores montam o orçamento a partir de uma base zero, não sendo permitido incluir atividades ou funções, ao menos que tenham suas necessidades justificadas. Aqui, os gestores devem justificar de forma detalhada todas as denotações, explicando os porquês de todos os gastos relacionados. Existe ainda uma preparação de um pacote de decisões para cada atividade operacional incluindo analises de custo, finalidade, alternativas, medidas de desempenho, risco, retorno do investimento e consequências da não execução.

2) Orçamento Flexível ou Orçamento Variável: tem a função de auxiliar os gestores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos e é através dele que os gestores podem obter uma base de análise. Este tipo de orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com