TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Monografias: Gestão Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.1 Orçamento Geral 4

2.2 Orçamento Flexivel 4

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTOPARA A GESTÃO 5

4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 5

4.1 Isenção e imunidade tributária 6

5 BALANÇO PATRIMONIAL 6

6.DEMONSTRAÇÃODO RESULTADO DO EXERCICIO...........................................7

7.DEMONSTRAÇÃODOS FLUXOS DE CAIXA..........................................................7

8 A COMPARAÇÃO DOS ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO

DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS...........................................................................7

4. CONCLUSÃO.........................................................................................................9

5. REFERÊNCIAS....................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido a globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente de negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação e controle, tanto do seu fluxo de caixa quanto das operações de receitas, despesas e investimentos. Atualmente o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão que além de necessário para tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados.

O orçamento é fundamental para a empresa independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, alem do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações de orçamentos.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e logo prazo, contem as prioridades e a direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias; orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias-primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento de resultado; orçamento do balanço patrimonial.

As informações setoriais, coletadas em cada departamento, é que compõe o orçamento geral. Para que o orçamento seja uma peça realista, todas as áreas da empresa devem ser inteligadas, fornecendo as informações necessárias para que os valores-base tenham maior veracidade possível, de forma a oferecer segurança na preparação do projeto do orçamento, que somente deve conter valores verdadeiros e não pode conter valores aleatórios.

2.2 ORÇAMENTO FLEXIVEL

Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre por que o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados, os níveis reais da operação. O orçamento que contem, alem dos valores totais informações unitárias para os itens variáveis, são qualificadas como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.

3. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com a mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado. Portanto uns dos pontos positivos do orçamento é o planejamento a partir dele é possível ter um bom controle da empresa e assim garantir lucros.

4. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos o seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer seria conseqüências como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

4.1 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

Isenção tributária é a dispensa de recolhimento de tributo que o estado concede a determinadas pessoas e em determinadas situações, através de leis infraconstitucionais. Neste caso, havendo autorização legislativa, diante de determinadas condições, o estado pode, ou não, cobrar o tributo em um determinado período, ou não faze-lô em outro, diferente da imunidade, que é perene e só pode ser revogado ou modificado através de processo de emenda de constituição. A isenção de contribuição para a seguridade social, contempla as entidades beneficentes de assistência social, com o favor constitucional da imunidade tributária, desde que por elas preenchidos os requisitos fixados em lei.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com