TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Quantica

Casos: Gestão Quantica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Física Quântica surgiu recentemente no século XX, época em que os cientistas se interessavam pelo interior das coisas. Com o trabalho pioneiro de Max Planck e Niels Bohr. Max Born criou o termo "mecânica quântica" em 1924. A comunidade de física logo aceitou a mecânica quântica devido a sua grande precisão nas previsões empíricas, especialmente em sistemas onde a mecânica clássica falha. Um grande sucesso da mecânica quântica em seu princípio foi a explicação da dualidade onda-partícula, ou seja, como em níveis subatômicos o que os humanos vieram a chamar de partículas subatômicas têm propriedades de ondas e o que era considerado onda tem propriedade corpuscular. A mecânica quântica também pode ser aplicada a uma gama muito maior de situações do que a relatividade geral, como por exemplo, sistemas nos quais a escala é atômica ou menor, e aqueles que têm energias muito baixas ou muito altas ou sujeitos às menores temperaturas.

Tudo no mundo, seja ele tangível ou não, é constituído pela matéria. Isso somado à descoberta de Aspect, quando diz que as partículas quânticas são interligadas, concluiu que a Física Quântica nos oferece algo novo para organização, que se compõem de seres humanos e estes são compostos por partículas quânticas. A Física Quântica e a Psicanálise se partilhando. Destaca-se que, como as paralelas da ciência e do corporativo são semelhantes, cientistas têm que mostrar resultados, comprovar as experiências e fazer com que elas sejam aceitas; administradores têm que mostrar resultados, criar e oferecer produtos ou serviços e fazer que eles sejam adquiridos.

A empresa quântica tem por uma de suas características lidarem o tempo todo com a mudança, estar preparada para a mudança a qualquer momento, saber desaprender para aprender. Para que a administração se converta para um gerenciamento quântico, a mudança terá que acontecer de dentro para fora. Essa evolução será permanente, uma vez que o profissional e o pessoal são o mesmo indivíduo. É impossível separar os dois mundos, porque ambos exercem influências um sobre o outro.

Estamos vivendo num mundo onde a objetividade científica e a tecnologia perdeu o rumo com relação aos critérios éticos, não sabem mais o que está certo ou o que está errado, ou no mínimo, não se preocupam com isso. Com isso vemos que é preciso que as Empresas sejam contemporâneas ao seu tempo. Ou seja, a organização do futuro terá que reger um desenvolvimento necessário que atenda ao mesmo tempo as necessidades de conforto mínimo de uma população mundial em pleno crescimento e das necessidades de proteger e conservar o meio ambiente. E é por isto que é necessário não somente mudar as pessoas, mas, conjuntamente, é indispensável mudar a cultura organizacional.

Esta cultura organizacional devera ser quântica. Essa nova cultura envolve uma mudança profunda nas organizações, tanto no que se refere à concepção das finalidades das organizações quanto a da sua estrutura e política interna, externa. Trata-se de mudar hábitos, comportamentos e opiniões profundamente arraigados em cada um. Vimos porque uma organização para sobreviver no próximo século precisa fundamentalmente ter uma COQ.

Mas o que é uma COQ? Para defini-la precisamos primeiramente definir cultura, organização e visão quântica:

• Cultura: é o conjunto de valores, conhecimentos e costumes que levam as pessoas de determinada. Sociedade ou grupo social a se comportar de determinada maneira dos diferentes atos da sua existência.

• Organização: é a coletividade de pessoas agrupadas em torno de determinadas finalidades e procurando atingir certos objetivos, estruturada em sistemas interligados de maneira a tender as suas finalidades de modo eficiente.

• Cultura Organizacional: conjunto de valores, conhecimentos, hábitos e costumes de determinada organização.

• Visão Quântica: visão em que o indivíduo, a sociedade e a natureza formam um conjunto dissociável, interdependente e em constante movimento. Não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas é o sistema que, com os princípios e leis que regem o todo, se encontra em todas as partes.

Diante de todas essas definições podemos definir COQ como o conjunto de valores, conhecimentos e costumes ligados a uma visão não fragmentada do mundo, em que a organização é considerada um organismo vivo em constante movimento, constituindo um sistema de eventos com uma constante interação e interdependência de sistemas maiores ou menores. Isto leva os homens, mulheres e sistemas que dela fazem parte a se comportar de modo plenamente consciente e não automático. Dentro de finalidades ligadas ao respeito e ao desenvolvimento de uma vida plena sobre todas suas formas, física, emocional, intelectual e espiritual, em que a humanidade possa evoluir para o pleno despertar de sabedoria e amor.

E para uma Empresa adquirir uma Cultura Organização Quântica é preciso:

• Participação de todos;

• Práticas comuns, espírito da cooperação;

• Procura da verdade;

• Trabalho em equipe;

• Pensar globalmente e agir localmente;

• Pensar na natureza e na preservação dos seus recursos;

• Equilíbrio entre o interesse do todo e das partes.

O desenvolvimento organizacional quântico aumenta ainda mas a motivação do trabalhador, do presidente ate o continuo , pois devolve ao trabalho o seu verdadeiro sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com