TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Monografias: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Globalização - Conceito

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

Origens da Globalização e suas Características

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

Características

A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um grande fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.

Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica.

Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a A GLOBALIZAÇÃO NO MEIO AMBIENTEproduzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

A GLOBALIZAÇÃO NO MEIO AMBIENTE

Com a Globalização o mundo ficou pequeno para os negócios, principalmente com o crescimento desenfreado do setor das comunicações. Isso aumentou ainda mais concorrência por um lugar no mercado. Com toda essa competição o consumidor saiu ganhando na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos no mercado comercial, mas sai perdendo na qualidade de vida já que as industrias para se sobressaírem no mercado elas não se importam de passarem por cima de algumas leis ou normas a elas aplicadas, e quem mais sofre com essa corrida por melhores resultados é o meio ambiente, já que para alcançarem tais resultados as industrias desmatam, poluem os rios e até o ar que respiramos, contribuindo com o aumento do buraco na camada de “Ozônio”, é o que chamamos de “Efeito Estufa”, causando um superaquecimento em todo o planeta.

Conclusão

A minha conclusão sobre a globalização é positiva pelo fato de que as pessoas pode se comunicar fazer negociações através dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com