TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e territorialização

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

“PORTFÓLIO REFLEXIVO”

8º Semestre de serviço social

Polo Osasco /SP.

Osasco, 23 de novembro de 2013.


SUMARIO

INTRODUÇÃO         02

1 - A ASSESSORIA AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL        02

1.1 - A “assessoria” e o serviço social        03

1.2 - “Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros assistentes sociais”         06

1.3 - “Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a organização política dos indivíduos”         07

2 - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL À GESTÃO DE POLITICAS SOCIAIS        08

3 - CARTA-PROPOSTA: ASSESSORIA DE SERVIÇO SOCIAL EMPRESARIAL        10

3.1 – Objetivo        10

3.2 – Ações        11

3.3 – Benefícios        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        13


LISTA DE FIGURAS

001 - Figura – A expansão da atuação do assistente social        03

002 - Figura – Serviço social fortalecendo a sociedade        04

003 - Figura – Serviço social apontando caminhos        05

004 - Figura – Serviço social e a Questão Social        05

005 - Figura – Assistentes sociais, parceria certa com a sociedade        06

006 - Figura – Serviço social, assessoria competente        07

007 - Figura – Ampla possibilidades profissionais        08

008 - Figura - Serviço social, compromisso com a ética        09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste de um portfólio reflexivo, com o objetivo de discorrer sobre as formas de assessoria e consultoria em Serviço Social, problematizando estratégias de atuação profissional nas áreas da assistência social, saúde, envelhecimento, criança e adolescente, organização política da profissão, meio ambiente e sociojurídico.

A metodologia utilizada foi a Pesquisa bibliográfica, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Permite também que um tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões com a exploração de livros, revistas científicas, teses, relatórios de pesquisa e legislações.

1 - A ASSESSORIA AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Os profissionais de Serviço Social vêm sendo demandados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros. Os que requisitam estes profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria vêem neste sujeito uma capacidade de conhecimentos a serem disponibilizados, em geral sobre políticas sociais e na área de mobilização social.

Podemos definir assessoria como uma forma de acompanhamento e monitoramento de uma determinada demanda, junto a um ou vários grupos que a executam, normalmente o assessor não estabelece vínculo permanente com o local da prestação e realização do serviço.

Para realizar uma assessoria é necessário clareza acerca de quais são os objetivos pretendidos pelos demandatários da organização solicitante. Também é preciso conhecer a organização para tornar possível um processo de trabalho investigativo e interventivo com retorno para a qualificação profissional de todos os envolvidos. É necessário aos profissionais que atuam na área de assessoria ter como habilidades: negociação, atualização e aprimoramento teóricos constantes, habilidade com apropriação e manejo da informática, iniciativa, espírito de liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal, da equipe e interdisciplinar em permanente desenvolvimento.

A assessoria no âmbito do Serviço Social pode ser considerada um novo espaço de intervenção do assistente social.

[pic 1]

Figura 1 - A expansão da atuação do assistente social

Segundo a autora (IAMAMOTO, 1999: 95) [1], entender o exercício profissional como trabalho exige uma mudança de concepção: “o que geralmente é chamado de prática corresponde a um dos elementos constitutivos do processo de trabalho que é o próprio trabalho".

Compreender a prática profissional requer do assistente social um exercício de reflexão contínuo e um aprimoramento teórico constante sobre as particularidades que envolvem o fazer profissional. É necessário levar em conta os condicionantes internos, aqueles que se referem ao desempenho do assistente social, e os externos, que dizem respeito ao contexto social onde se dá a prática.

1.1 - A “assessoria” e o serviço social

        A Assessoria e consultoria na área do Serviço Social é recente e marcada na sua maioria, por reflexões sobre experiências de assessoria.

        A temática no Serviço Social sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para além das ações profissionais classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social (intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas).

        Historicamente, o exercício de assessoria está ligado ao status que essa função tem, que está ligado ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor. Consideramos importante a clareza do que seja assessoria/consultoria, não como uma forma de supremacia desta. Ao contrário, para que não caiamos no modismo e neguemos outras ações profissionais também importantes, como o trabalho com comunidades, com movimentos sociais e a importância da supervisão de programas e de profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (917.5 Kb)   docx (795.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com