TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Granulometria

Projeto de pesquisa: Granulometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

Pag.

1 Introdução 03

2 Objetivos 03

3 Equipamentos 03

4 Métodos 03

4.1 Ensaio Granulométrico do Agregado Miúdo (Areia) 03

4.2 Ensaio Granulométrico do Agregado Graúdo (Brita Graduada 1) 04

5 Resultados 04

6 Conclusão 05

7 Bibliografia 05

8 Norma 05

1. Introdução

Esse método de ensaio adotado no laboratório do curso de Engenharia Civil da UNISUAM tem como base a norma NBR 7181 da ABNT sobre análise granulométrica de uma determinada amostra de solo.

O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.

O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação. Os solos grossos (areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação.

Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na caracterização geotécnica do solo, principalmente no caso dos solos grossos.

2. Objetivo

O objetivo primordial do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo. Através da curva granulométrica pode-se estimar as percentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.

3. Equipamentos

Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio, são:

• Balança BEL (Cap. Max 30 kg);

• Jogo de peneiras (0,15; 0,3; 0,6; 1,2; 2,4; 4,8; 9,5; 12,5; 19 e 25 mm);

• Agitador de peneiras FABTESTE (Peneirador);

• Pá de mão;

• Pincel.

4.Metodos

4.1 Ensaio Granulométrico do Agregado Miúdo (Areia):

A. Separa-se a amostra de areia de 1 kg pesando na balança; B. Coloca-se a amostra de areia no jogo de peneiras; C. Leva-se o jogo de peneiras para o peneirador de 5 a 10 minutos, no ensaio utilizamos 10 minutos; D. Retira-se o jogo de peneiras do peneirador; E. Pesam-se as amostras (Ver Resultados).

4.2 Ensaio Granulométrico do Agregado Graúdo (Brita Graduada 1):

A. Separa-se a amostra de Brita Graduada de 2kg pesando na balança; B. Coloca-se a amostra de no jogo de peneiras; C. Leva-se o jogo de peneiras para o peneirador de 5 a 10 minutos, Porém neste ensaio realizamos o peneiramento a “mão” devido ao tamanho dos grãos; D. Pesam-se as amostras (Ver Resultados).

5. Resultados:

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »